Mix’n Match: grife amplia seu potencial migrando também para o décor

Hoje em Dia
04/04/2015 às 10:37.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:30
 (Divulgação)

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Chegar ao tema de uma nova coleção não é uma tarefa das mais fáceis, reconhece a estilista Laila Porto, nome por trás da bem sucedida Mix’n Match. “No início do processo de criação, mil ideias vêm à cabeça. Daí vou me aprofundando mais e mais, vendo qual tem um potencial maior, de onde vou conseguir tirar uma coleção inteira (cerca de 120 peças)”, diz a moça que, prestes a marcar mais uma vez presença no Minas Trend Preview, também comemora uma novidade e tanto.   Graças a uma parceria com a Abatjour de Arte, uma de suas estampas migrou para a cúpula de uma luminária de chão. A peça, aliás, estará no décor do estante de Laila no Minas Trend, mas a boa notícia é que as estampas estarão disponíveis na Abatjour, como opção de tecido das cúpulas. E a boa nova já desperta desejos. “Está sendo bem legal, já tenho alguns pedidos de amigas! Quem não quer a casa decorada com uma peça de estampa super atual e exclusiva?”, conta Laila, para quem o fato de ampliar seus horizontes é mais do que natural. “Moda e design andam sempre juntos”, lembra (leia mais na retranca).   Voltando ao território no qual ela começou a mostrar seu talento, a moda, Laila conta que, além do estande de sua grife, desenvolveu duas peças para o desfile de abertura, dia 6. “Uma é um longo em seda pura com uma estampa da minha coleção, porém nas cores do desfile. A outra é uma saia longa, também estampada, mas com um trabalho especial”. O tecido ganha um toque completamente diferente do original. “Acho que vai dar um efeito legal”, prevê.     Em sintonia com os dias atuais, a Mix'n Match usa, em suas peças, um jérsei-eco, que é absorvido pela natureza em apenas 28 meses - enquanto os outros tecidos demoram cerca de 300 anos para se decompor. Além dele, também serão usadas malhas diversas, cetim de seda, seda pura e devorê de seda. A paleta de cores conta com azuis, roxos, rosas e, claro, o clássico preto & branco. O macacão com calça flare divide os holofotes com vestidos longos com recortes, enquanto as saias, também longas, abusam das nesgas.   Mais uma vez, o ponto de partida vem do dia a dia, do street style, do comportamento das pessoas. "Do que está acontecendo no mundo e do que me toca de alguma maneira", frisa a moça. Laila assume: definitivamente, é uma pessoa observadora. Super, aliás. "Ninguém passa despercebido por mim", diverte-se. ela A estilista analisa serem as ruas e o comportamento das pessoas os epicentros de seu processo de criação. "É de onde mais tiro inspiração. Claro que pesquiso muito, leio bastante... Mas é nas ruas que as ideias borbulham! Seja numa viagem ou mesmo aqui, na minha cidade, é no dia a dia, no corre-corre das pessoas, que me encontro e me abasteço de inspiração", admite.   Peneiradas por seu olhar arguto, as tendências se transmutam em peças bastante descomplicadas, mas que deixam a mulher muito feminina - e, sem dúvida, bem vestida. "Nesta nova coleção, retratei dois extremos numa mesma pessoa, comprovando que é possível que andem juntos em harmonia. O luxo se mostra pelas modelagens mais fluidas e elegantes e estampas poderosas. O tom de protesto está nas camisetas, de um jeito bem direto, com a nossa já conhecida pegada irreverente".  
  Sobre a mulher Mix’n Match de uma maneira geral, Laila a define como “engajada-chic”. “Uma mulher poderosa, que gosta de estar sempre muito bem vestida. Mas ela tem esse viés de 'rebeldia' que está sempre estampado nas nossas t-shirts, muitas vezes em tom de brincadeira. Achei que nosso DNA se encaixava no momento pelo qual o país está passando”, alega, ao explicar o norte da nova coleção. “A população está mais preocupada com os rumos da política, com a falta de água, com maus tratos aos animais, com o preconceito”.   E é dessa mulher que ela fala. “Bem-sucedida, mas que se indigna com tudo de ruim que acontece à sua volta. É sobre essa mulher que estou contando a história: uma mulher extremamente requintada, que é estilosa, gosta de roupas com materiais nobres, é bem-sucedida, mas que se indigna com tudo de ruim que acontece à sua volta, não se cala e se comporta de maneira para minimizar todas esses problemas”, especifica.     Na edição de inverno 2015 do Minas Trend Preview, o reconhecimento do trabalho de Laila veio pela condecoração da grife com o primeiro lugar do cobiçado concurso "Ready to Go", que premia os novos talentos da moda mineira durante o evento. Comemorando os cinco anos da marca e a premiação, o verão 2016 será lançado com algumas surpresas no salão de negócios da semana de moda mineira - uma das maiores do país -, e promete comprovar que todo o reconhecimento é merecido. A público que acorrer ao estande da Mix'n Match vai se deparar com um espaço "mais com a cara da marca", como frisa Laila. "Aconchegante, como se o cliente estivesse na minha casa, que é o que faço fora do MTP (recebo quem não consegue comprar na feira na minha casa, para tirar o pedido). Como minha roupa tem muita estampa, optei por um espaço com cores mais básicas (preto e branco), mas queria muito que tivesse uma peça bacana, de design, para sair um pouco do comum. Tive a ideia de colocar uma peça da Abatjour de Arte, já que gosto tanto das coisas de lá. Falei com a Natália (sócia, ao lado de Adriana Vasconcelos) e ela topou de cara. Depois de uns minutos conversando, ela teve essa ideia de fabricar a cúpula do abajur com uma das minhas estampas. Eu amei, é claro", reconhece ela.

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