Moradores de favelas protagonizam campanha de ONG assinada por fotografias de Gustavo Lacerda

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
11/05/2015 às 12:53.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:57
 (Gustavo Lacerda/Divulgação)

(Gustavo Lacerda/Divulgação)

Depois do premiado ensaio "Albinos", o fotógrafo Gustavo Lacerda está de volta numa parceria com a ONG Teto. A organização sem fins lucrativos, trabalha com a construção de casas provisórias para quem vive na miséria absoluta e conta sempre com a ajuda de voluntários.

O projeto atual traz à tona a importância de discutir um problema social que acomete milhões de brasileiros. Em fotografias assinadas por Lacerda, a campanha -  inteligente e bem-humorada - conta com a participação de quem é ou já foi beneficiado pela Teto. Os personagens seguram um papelão com textos fúteis, fofocadas de celebridades e notícias que tão comumente ganham destaque na imprensa.

"Foi bem gratificante participar e conhecer um pouco mais a realidade dessas pessoas. A gente sempre diz que já conhece, mas faz total diferença quando lidamos com essa questão com uma câmera fotográfica e, mais ainda, quando o objetivo da imagem é tornar aquela pessoa protagonista de algo", comenta Lacerda.

Ao todo foram produzidos dez retratos com integrantes da ocupação Malvinas - instalada ao lado do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. "Participaram do ensaio famílias, casais e até gente que vive sozinha. Eu conversava um pouco para conhecer as pessoas e depois pedia que se deixassem ser retratadas segurando um pedaço de papelão velho com o texto. É interessante porque essa plaquinha improvisada já é algo presente no cotidiano do lugar", afirma.

Sobre a repercusão positiva do trabalho, Lacerda comemora: "Fico feliz porque é isso que move a fotografia: gente. É curioso, e até engraçado, porque várias celebridades já publicaram algumas fotos. É legal ver essa ironia na rede social de uma Débora Secco, por exemplo. Além de ser um gesto extremamente útil, é também uma crítica".

O Brasil possui cerca de 33 milhões de pessoas sem moradia, segundo o relatório de 2014 lançado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humano.

Ficou curioso? Veja a seguir algumas fotos da campanha:  

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