A exposição “Reminiscência” da artista mineira Vânia Braga foi aberta nesta terça-feira (16) no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte. 

A mostra conta com os famosos felinos feitos pela escultora, além das peças lúdicas da nova fase artística de Vânia, que prometem mexer com o imaginário dos visitantes.

Das 36 peças expostas, 16 são inéditas e foram inspiradas nas brincadeiras de crianças dos anos 60 e 70. São imagens, por exemplo, de meninos e meninas soltando pipa, jogando bolinha de gude e pulando amarelinha. 

Trabalhos conhecidos

O trabalho da artista pode ser visto em diversas partes de Minas Gerais. 

Entre os destaques estão a escultura "Maternidade", que fica no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte; a obra em tamanho real do médium Chico Xavier, localizada na cidade de Pedro Leopoldo; o monumento "Imigrante Libanês", que fica no Centro Comercial de Teófilo Otoni; e a peça "Eterna Modernidade" do Conjunto Moderno da Pampulha, que retrata uma cena real ocorrida no ano de 1942 entre o então prefeito Juscelino Kubitschek, o arquiteto Oscar Niemeyer, o artista plástico Cândido Portinari e o paisagista Roberto Burle Marx.

Influências

Nascida em Pedro Leopoldo, Vânia é filha do artista plástico Alberto Braga e cresceu acompanhando os trabalhos no ateliê do pai, o que acabou chamando a atenção da então jovem artista para a argila, motivo de diversão durante sua infância e que se tornou instrumento de profissão.

Por algum tempo, ela trabalhou pintando telas no estilo figurativo, impressionismo e abstrato, porém acabou indo para o mundo das esculturas após se inspirar em Sônia Ebiling. 

Com o tempo, foi aprimorando cada vez mais seus traços e sua técnica para chegar à criação dos felinos e outros animais. O bronze, mármore reconstituído e resina cristal com tinta automotiva são alguns dos materiais utilizados na confecção das peças.

Serviço
Data: De 16 de maio a 30 de junho
Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro de BH)
Horários: terça, quarta, sexta e sábado: 10h - 18h30 / quinta: 12h - 20h30