O ano em que a Orquestra Ouro Preto completa a “maioridade” chegou com novidades. Celebrando seus 18 anos de história, o grupo sinfônico capitaneado pelo maestro Rodrigo Toffolo anunciou uma importante parceria com o Sesc em Minas Gerais. Durante todo o ano, a Orquestra Ouro Preto passa a levar o selo de residente do Sesc Palladium, que sediará uma série de concertos, experimentações e atividades formativas. A primeira apresentação acontece no domingo (18) e marca a estreia do concerto “The Beatles Volume 2”.

A parceria foi divulgada ontem, no Palladium, durante entrevista coletiva que contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo; da gerente geral de cultura do Sesc em Minas Gerais, Eliane Parreiras; e da gerente de cultura do Sesc Palladium, Janaína Cunha. “É uma ideia genial fixar a orquestra no Sesc Palladium, onde ela vem se apresentando há cerca de cinco anos. Agora, passa a assumir presença constante na preparação e na exibição de seu programa”, afirmou Angelo Oswaldo. 

Eliane Parreiras lembrou a importância das ações de formação de público, como “Fala, Maestro!”, nova atividade que também foi anunciada na coletiva. “Será um bate-papo de 30 minutos com o maestro, antes dos concertos. O público terá a oportunidade de conhecer curiosidades sobre o repertório de um jeito informal”, explicou Janaína Cunha, destacando,ainda, um masterclass que será oferecido pela orquestra.

“A Orquestra Ouro Preto agora tem, em Belo Horizonte, uma casa para chamar de sua. Isso a transforma de variadas formas, ampliando possibilidades musicais e formativas”, sublinhou o maestro Rodrigo Toffolo. “A versatilidade da orquestra começou do entendimento de que é necessário dialogar com o público e entender o que faz esse público gostar de música”, completou.

Programação

Sobre o programa do primeiro semestre de 2018, Toffolo ressaltou a apresentação do concerto “Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto”, no dia 8 de abril, e o lançamento do DVD “Música Para Cinema”, marcado para o dia 10 de junho. Já no segundo semestre, o destaque ficou com o concerto “Quem Perguntou Por Mim: Orquestra Ouro Preto e Fernando Brant”, que acontece no dia 9 de setembro, e com a apresentação do filme “O Circo” (1928), de Charles Chaplin, com execução ao vivo da trilha sonora.

O público infantil terá espaço no espetáculo “O Pequeno Príncipe”, no dia 14 de outubro, em que a orquestra executará arranjos inéditos de Tim Rescala, em meio à encenação de bonecos do Grupo Pigmaleão e com narração de uma importante atriz brasileira, cujo nome ainda será divulgado. 

Serviço: Orquestra Ouro Preto estreia “The Beatles – Volume 2”. Domingo (18), 11h, no Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).