O anti-heroi do noir ganha sessões extras

Beth Barra - Do Hoje em Dia
01/07/2012 às 16:05.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:14
 (Doctormacro)

(Doctormacro)

Robert Mitchum raramente figura em listas de atores inesquecíveis da telona, embora seja reverenciado por cinéfilos e estudiosos do cinemão norte-americano. Ao morrer, em 1 de julho de 1997, ele acumulava mais de 100 títulos em sua filmografia, alguns deles memoráveis, Rancor (Crossfire ,1947), Macao (1952) - de Josef von Sternberg, O Céu por Testemunha (Heaven Knows, Mr. Allison, 1957) e Círculo do Medo (Cape Fear, 1962). Em homenagem ao ator, o canal TCM exibe hoje, a partir das 14 horas, sessão especial com quatro longas, começando por Fuga do Passado (Out of the Past, 1947), uma das obras-primas do cinema noir.

Com 1,82 de altura, porte atlético, uma certa indisciplina,  adolescência e juventude conturbadas, Robert Mitchum encarnou à perfeição o anti-herói, cínico e arrebatador. Enigmático como Humpprey Bogart, nascido em agosto de 1917, em Connecticut,ele encarnou tipos ambíguos ou brutais - como o psicopata de Círculo do Medo, onde contracenou com Gregory Peck, também na programação deste domingo.

A história de Mitchum encaixa-se na máxima de que a vida imita a arte. Criado pela mãe e o padrasto, em um ambiente familiar tenso, ele ganhou as ruas aos 14 anos de idade, quando foi preso por vagabundagem. Escapou da cadeia e, sem profissão definida, perambulou em pequenos serviços até entrar para uma companhia de teatro amador, em Long Island.
 
Foi figurante em O Sabotador (1942), de Hitchcock, e seguiu fazendo pequenas participações em vários filmes.
A sorte de Mitchum mudou em 1944, ao assinar contrato com a RKO. De figurante a indicado ao Oscar de coadjuvante, em 45, por "Também Somos Seres Humanos", de William Wellman.
Talento, inteligência e algumas escolhas certeiras turbinaranm sua carreira. Seguro em cena, Robert Mitchum dominava a arte da ambiguidade, o que o tornou um dos tipos perfeitos para o cinema noir.

 
Com traços marcantes e uma personalidade que vagava entre inquietante e silenciosa,  Mitchum chegou muito perto, mas nunca levou um Oscar para casa. Em 1955, fez "O Mensageiro do Diabo", de Charles Laughton, uma atuação memorável, que passou em branco entre os membros da Academia de Artes e Ciências de Hollywood. Natalie Wood.
No ano de sua morte, Robert Mitchum, aos 79 anos de idade e sofrendo de um câncer no pulmão, participou de uma série para a televisão. Sua última aparição no cinema foi dois anos antes, em "Esperando o Pôr-do-Sol".
 
Robert Mitchum e  Jane Greer em Fuga do Passado, uma obra-prima do cinema noir

 
Cardápio

* Fuga do Passado (Out of the Past, 1947) - De Jacques Tourneur, com Kirk Douglas, Robert Mitchum, Jane Greer, Rhonda Fleming. 14 horas.
Obra-prima do cinema noir, o filme de Jacques Tourneur contrapõe Robert Mitchum e Kirk Douglas. Entre os dois, Jane Greer, que vive Kathy Moffat, ex-amante do gângster Whit Sterling (Douglas), que contrata o detetive Jeff Markhan (Mitchum) para capturar a fugitiva e os US$ 40 mil que ela teria levado, após atirar no amante. O filme, uma adaptação do romance de Build  My Gallows High, de Daniel Mainwaring, reúne todos os elementos do cinema noir - o detetive inteligente e cínico, a mulher bonita, falsamente frágil e hábil mentirosa e uma paixão avassaladora. Robert Mitchum é o anti-herói, demasiadamente humano nas poucas virtudes e nos numerosos vícios, com dilemas morais que remetem ao passado.
 
* O Céu por Testemunha (Heaven Knows, Mr. Allison, 1957) - De John Huston, com Robert Mitchum e Deborah Kerr. 15h40

Mestre John Huston extraiu o máximo da dupla de atores nesse drama ambientado durante a Segunda Guerra Mundial. Entre os vários prêmios, Kerr ganhou o Oscar por seu papel da freira isolada em uma pequena ilha do Pacífico Sul, dominada pelos soldados japoneses. Mitchum, um fuzileiro naval americano, chega ao local em um pequeno barco e logo encontra a única sobreviventel. O relacionamento dos dois, envolvido por uma tensão entre desejo e respeito, é um dos pontos altos do drama. Atuações soberbas, com Mitchum martirizado pela solidão e pelo desejo.

* El Dorado (El Dorado, 1966) - De Howard Hawks, com Robert Mitchum, John Wayne e Edward Asner. 17h40

Wayne é o pistoleiro Cole Thornton, que vai a El Dorado fazer um trabalho para o poderoso fazendeiro local. Logo descobre que o xerife do lugar é um velho amigo (Mitchum) e desiste da missão de expulsar uma família das terras do coronel. Tempos depois, ele retorna ao lugarejo e encontra o velho amigo, ainda no cargo de xerife, bêbado e decadente. Eles vão lutar contra o poderoso dono das terras e seu séquito de pistoleiros.
 
 * Círculo do Medo (Cape Fear, 1962) - De J. Lee Thompson, com  Gregory Peck, Robert Mitchum, Telly Savalas. 19h40.

Mitchum passa de anti-herói a assassino nesse clássico de suspense e violência. O ator encarna o ex-presidiário Max Cady, que resolve se vingar do advogado Sam Bowden e sua família. Acontece um confronto aterrorizante e violento, uma das grandes sequências do filme.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por