Entre a música e a pintura, o jovem artista mineiro Graciliano Prazim Silveira, de 28 anos, deu vazão às suas inquietações mesclando as duas artes. O resultado são 29 telas de cores vibrantes inspiradas na natureza. A mostra intitulada “O Som da Cor” está em exposição no Ateliê Galeria Felicidade Patrocínio, em Montes Claros, cidade natal do rapaz, que atualmente mora no Rio de Janeiro. “É minha primeira exposição individual. Está sendo ótimo fazer aqui. Tem uma grande comunidade criativa. Superou minha expectativa”, afirma.

As pinturas apontam um caminho entre figuração e a abstração, com cores fortes e formas geométricas para ressignificar momentos e paisagens. “Nunca dissociei a música da pintura. Desde criança me dedico às duas artes. Tentei trazer a musicalidade por meio das cores e composições”, elucida o artista, que tem como referência nomes como Pablo Picasso, Jean Michel Basquiat, Art Kalinin e Felipe Pantone. 

Para a artista Felicidade Patrocínio, que dá nome ao Ateliê, a obra de Graciliano é corajosa. “Ele trabalha muito bem a cor. Muitos artistas têm receio de usar certos tons”, assegura. Ponto de referência para artistas da cidade e do Norte de Minas, o local abarca diversas linguagens artísticas. 

Felicidade Paraíso
Felicidade Paraíso – Entre os projetos, exposição, três livros e aprimorar a agenda da galeria que leva seu nome

 

Além das aulas de arte que englobam, por exemplo, cerâmica e pintura, ela promove o clube de leitura, exposições, workshop de xilogravura e outras técnicas. “Recebemos muitos escritores do Norte de Minas para palestras e doutores da academia. Todo ano fazemos o ‘Escambo do Livro’ para trocas e vendas a custo baixo”, acrescenta a artista, que para o próximo ano pretende levar um curso de leitura e ampliar os horários das aulas de pintura para crianças e adolescentes. “É aprimorar a estrutura que já temos. Quero fazer a minha exposição e lançar três livros que estão quase prontos”.

Serviço: Exposição “A Cor do Som”, no Ateliê Galeria Felicidade Patrocínio (rua São José 293-A-B, Santo Expedito, Montes Claros). Visitação em horário comercial.