Orquestra Juvenil da Bahia realiza concerto na Sala Minas Gerais nesta terça

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
24/07/2017 às 18:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:43
 (Lenon Reis/divulgação)

(Lenon Reis/divulgação)

Em 2007, a Bahia via nascer um programa de orquestras e corais que transformaria a vida de crianças, adolescentes e jovens que desenvolvem atividades em escolas, centros comunitários e projetos sociais espalhados pelo estado.

Dez anos depois, a Orquestra Juvenil da Bahia pode ser considerada uma formação de renome internacional, pois tem na bagagem passagens pelos Estados Unidos e quatro pela Europa, com apresentações em prestigiados palcos da música de concerto como a Philharmonie de Paris, o Konzerthaus em Berlim, o Auditorium Stravinski em Montreux, e a Queen Elizabeth Hall em Londres.

Para celebrar essa trajetória vitoriosa, o grupo desembarca hoje em Belo Horizonte, às 20h, na Sala Minas Gerais. Sob regência de Eduardo Salazar e Ricardo Castro, que também atua como solista ao piano, a principal formação do programa interpreta o “Concerto para Piano nº 2”, de Ludwig van Beethoven, o “Prélude à l’Après-midi d’un Faune,” de Claude Debussy, e a “Sinfonia nº 5” de Dmitri Shostakovich.

As obras do repertório da turnê refletem três estilos contrastantes, com abordagens de interpretação e realização diferentes.

Assim, Debussy será executada sem partitura e sem maestro; o concerto de Beethoven surge em seu formato original, com o solista regendo do teclado; por fim, a sinfonia de Shostakovich, regida por Eduardo Salazar, representa o lema que inspirou a criação da orquestra: “Tocar e lutar”.
Salazar é um importante expoente do ‘El Sistema,” programa de orquestras venezuelano criado pelo maestro José Antonio Abreu, em 1975.
Além disso, já tocou ao lado de consagrados solistas como Martha Argerich, Jean-Yves Thibaudet, Midori Goto, Maxim Vengerov, Maria João Pires, Colin Currie e Cesar Camargo Mariano.

Serviço: Apresentação da Orquestra Juvenil da Bahia, hoje às 20h na Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por