Os desafios para BH se firmar como cenário de grandes eventos

Vinícius Las Casas - Hoje em Dia
21/03/2013 às 16:11.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:07
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Marco histórico. Assim definiu diversas vezes, durante entrevista exclusiva ao Hoje em Dia, Aluizer Malab, diretor da Malab Produções, a realização do show de Elton John, o primeiro desde a reforma do Mineirão para a Copa do Mundo 2014. Ter inaugurado o Gigante da Pampulha como espaço multiuso é motivo de orgulho para o produtor.

No entanto, ele alerta que, para colocar Belo Horizonte no mapa dos grandes shows internacionais, não basta apenas ações isoladas. É, sim, necessário um somatório de forças para a realização das produções mais gabaritadas, como é o caso da http://www.hojeemdia.com.br/pop-hd/beyonce-em-negociac-o-avancada-para-show-em-bh-produtor-garante-outro-grande-evento-em-2013-1.104117

O primeiro ponto é admitir que não se compete com Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com Aluizer Malab. Para ele, as duas cidades têm aspectos muito peculiares, sendo sempre a primeira opção das produções internacionais. Mas, Belo Horizonte, tem potencial para se inserir na briga com outras capitais, como Porto Alegre e Curitiba, que já ostentam um recente currículo de bons shows estrangeiros.

"A questão é que não pode, porque é uma concorrência um pouco desleal, disputar com Rio e São Paulo, que são cidades mais populosas e conhecidas internacionalmente. O que ocorre é que temos que brigar com Curitiba, Brasília e Porto Alegre. Conseguir atrair pra cá as grandes produções. Nesse sentido, já temos uma musculatura desenvolvida", afirmou o empresário da indústria do entretenimento.

Mas, Malab vai além nessa sua visão de fortalecimento do cenário mineiro. O produtor, com a expertise de quem há anos atua no meio musical, afirma que a iniciativa privada, com o investimento financeiro, é uma maneira de incrementar o setor e fazer girar a roda dos grandes eventos na capital.
 

Aluizer Malab, diretor da Malab Produções (Foto: Carlos Rhienck/Hoje em Dia)

"O que acho que pode ser um marco é que se viabilize um pouco mais o patrocínio para se ter grandes produções. A gente ainda está muito tímido nesse sentido. Temos perdido para Porto Alegre que está a frente na relação da iniciativa privada e com isso são mais competitivos", ponderou Malab.

O desafio Mineirão

Reinaugurar o Mineirão para shows foi uma tarefa hercúlea. Já tendo experiências anteriores na arena, Aluizer Malab conta que encontrou um novo Gigante da Pampulha, elogiando as possibilidades, sobretudo na questão de camarote, que já tem um espaço destinado para esta finalidade.

Relembrando os recentes problemas no estádio, sobretudo com o clássico entre Cruzeiro e Atlético, contou quais foram os maiores obstáculos para entregar a apresentação de Elton John ao público.

"O desafio é o tamanho. Qualquer mudança de planejamento você precisa pensar. A limpeza é grande, segurança, consumo de energia, tudo tem muito impacto, tudo é muito grande", destacou.

"Trabalhamos muito para minimizar e eliminar os problemas. Fica sempre a preocupação com impacto no entorno. Tivemos algumas preocupações", disse.

Com a satisfação de quem foi o responsável por "abrir" dois estádios (além do Mineirão, a Malab Produções também foi responsável pelo show inaugural do Independência, com apresentações de David Guetta e Calvin Harris na arena), Aluizer revela que o momento de maior felicidade é quando o show acaba. Isso mesmo. Com um prazer próximo do orgasmo, o produtor não esconde que é satisfatório ver que (quase) tudo deu certo na realização dos shows.

"Durante o processo, você vai comemorando algumas conquistas. Mas quando termina o show chega uma sensação de dever cumprido, de pós-coito. É um prazer mesmo", relatou.

A Malab

A Malab Produções acumula grandes eventos realizados, como as apresentações do Black Eyed Peas, Los Hermanos, Morissey, Jack Johnson, Ben Harper, Alanis Morissette, Phoenix e Mutantes em Belo Horizonte. Além disso, os show recentes de David Guetta e Calvin Harris, Robert Plant e Flo Rida se somam ao currículo. A empresa também foi responsável pela produção de eventos de respeitável porte, como o Creamfields, Pop Rock, Red Bull Soapbox, entre outros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por