Palácio das Artes exibe documentário sobre a cultura negra de BH

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/08/2016 às 15:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:33
 (Arquivo pessoal)

(Arquivo pessoal)

Nesta sexta-feira (26), o Palácio das Artes exibirá o documentário “Soul BH – A Cultura Black de Belo Horizonte”, idealizado e dirigido pelo multiartista mineiro Tomás Amaral. Lançado em formato de DVD, o filme retrata o universo da cultura negra urbana enraizada em Belo Horizonte nas décadas de 70 e 80.

A programação começa às 19h30 com a exibição do documentário no Cine Humberto Mauro, e se prolonga com uma grande festa nos jardins internos do equipamento cultural. Para garantir acesso à sessão, a retirada dos ingressos deve ser realizada com meia hora de antecedência.

O projeto é uma produção independente desenvolvida entre 2003 e 2010 com o caráter político de afirmação social. Mostra a resistência negra na capital mineira em meio à repressão da ditadura militar nos anos 70, além do famoso Baile da Saudade que, em Venda Nova, era embalado pelo som de influências do funk soul como James Brown e marcou o movimento black belo-horizontino a partir dos anos 80.

O registro da memória coletiva dessas manifestações populares se deu por meio da coleta de depoimentos de figuras como Toninho Back, que organiza até hoje o Baile da Saudade, grande mote desta produção audiovisual, e de Misael Avelino dos Santos, fundador da Rádio Favela que foi uma das mais importantes difusoras e representantes do movimento.

Além de reconstituir a realidade social das periferias da capital em 82 minutos, o DVD traz faixas extras com imagens de acervos pessoais e apresentações culturais de dançarinos, músicos e DJ’s.

O diretor de “Soul BH” aponta o lançamento no Palácio das Artes como uma evolução das políticas públicas de cultura. “Agradeço ao Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, pela sensibilidade para com uma cultura popular que tem uma história de muita exclusão. Isso para mim é uma forma de fazer uma politica cultural mais prudente, inclusiva e atenta às reais necessidades da população”, afirma Tomás Amaral.

SOUL BH – A CULTURA BLACK DE BELO HORIZONTE

Documentário que retrata a cultura urbana do soul em Belo Horizonte, ligada à música e à dança funk dos anos 1970. Os eventos do gênero que acontecem atualmente na cidade, como o Baile da Saudade e o Quarteirão do Soul, são o ponto de partida de uma pesquisa histórica que mergulha nas décadas de 70 e 80. Época em que os dançarinos de soul vinham da periferia para o centro da cidade, com seus cabelos ouriçados e trajes a caráter para dançar em clubes noturnos e vadiar por aí, driblando a repressão da época.

SERVIÇO

Lançamento de DVD do documentário “SOUL BH”

Entrada gratuita.

O DVD será vendido no local no valor de R$15.

Data: Sexta-feira (26 de agosto) | Horário: 19h30 

Local: Palácio das Artes - avenida Afonso Pena, 1537 - Centro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por