Para 'maratonar': tempo livre nas férias torna produções audiovisuais prato cheio para relaxar

Jéssica Malta
jcouto@hojeemdia.com.br
09/07/2018 às 06:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:16
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Fins de semana, feriados e até mesmo madrugadas adentro. O tempo ideal vai de acordo com o espectador, mas o certo é que o ato de “maratonar” séries já conquistou muita gente. As férias podem ser a época perfeita para a prática, afinal, quanto mais horas livres, melhor. Foi justamente pensando nisso que o Hoje em Dia separou dicas para quem pretende passar boa parte do período de recesso na frente da TV, do computador, tablet ou smartphone.

É possível mergulhar de cabeça nos catálogos de séries disponíveis. A busca pode demorar, mas, para Bruna Dolores, redatora do site Poltrona Nerd, dedicado ao universo geek e à cultura pop, o exercício rende bons frutos. “Além das séries populares, existem outras meio escondidas e esquecidas que podem ser verdadeiros achados”, afirma.

Para quem não gosta de perder tempo, Dolores recomenda séries com reviravoltas e enredos interessantes ou aquelas com capítulos mais curtos. “A Netflix tem algumas com episódios de menos de meia hora, como a nostálgica ‘Everything Sucks’ e o drama/comédia ‘The End of the F***ing World’. Dá para acabar em um dia qualquer uma das duas”, garante. 

Já para aqueles que gostam de mergulhar nas tendências e acompanhar os sucessos do momento, ela recomenda produções nostálgicas e de super-heróis. E não faltam exemplos recentes de produções que abordam essas temáticas. 

Além de “Stranger Things”, que leva o público de volta aos anos 80, e da quase novata “Glow”, que teve a estreia da segunda temporada no final de junho, ainda há novos episódios de “Três É Demais” e “Gilmore Girls” – êxitos absolutos dos anos 1990. 

“Acho legal esse tipo de série para quem viveu no período retratado, porque você começa a lembrar de suas próprias histórias, das roupas bizarras que usava, de como as coisas eram diferentes. E adoro ver uma geração mais jovem se interessando pelo passado não tão distante. Isso mantém essas coisas vivas por mais tempo”, acredita. Marvel/Divulgação

Segunda temporada de Luke Cage está disponível no Netflix

No que tange o universo dos superpoderes, Bruna Dolores também faz suas indicações. Somente na Netflix, há gama diversa com “Os Defensores” que, além da série do grupo, também esmiúça a trajetória de cada um dos membros em “Demolidor”, “Jessica Jones”, “Punho de Ferro” e “Luke Cage” – que, inclusive, ganhou recentemente uma temporada inédita.

Três dias sem parar é a média mundial de tempo que assinantes da Netflix passam “maratonando” uma série, segundo a plataforma

Investigação

Com forte apelo, as séries investigativas e policiais são outra boa dica para quem procura o que “maratonar” nas férias. Esses gêneros são, inclusive, os favoritos do estudante de engenharia Pedro Rocha, de 21 anos. 

“Gosto desse tipo de série, porque prende mais a minha atenção”, justifica, citando entre as preferidas as produções “NCIS”, exibida no Brasil pelo canal por assinatura AXN, e “Hawaii Five-0”, também transmitida pela TV fechada.

“Maratonista” declarado, ele confessa que costuma ver entre 10 e 11 episódios em uma “sentada”. Apesar de não planejar muito as maratonas, ele já sabe o que vai assistir nas férias. “Quero começar ‘Sherlock Holmes’ e terminar ‘Narcos”, conta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por