Parque Municipal recebe "Noite Branca" no próximo dia 14

Clarissa Carvalhaes -Do Hoje em Dia
09/09/2012 às 10:33.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:07
 (Divulgação)

(Divulgação)

Na próxima sexta-feira, dia 14, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e o Palácio das Artes não fecharão seus portões no horário de costume.

Praças, coretos e largos ao lado do Grande Teatro serão ocupados, durante 12 horas, consecutivas por apresentações e intervenções artísticas.

A programação, que contempla música, arte visual, teatro, cinema e performances, integra a 1ª edição do “Noite Branca” no Brasil, projeto que nasceu em Paris com o intuito de celebrar os mais diversos segmentos das artes.

Por aqui, a mostra recebe roupagem própria ocupando dois dos mais importantes espaços de Belo Horizonte. E o melhor: todas as atividades são gratuitas.

Das 18 às 6 horas, todos os espaços do Parque Municipal serão ocupados plenamente e funcionarão normalmente. Por exemplo, o parque de diversões (que também terá os acessos aos brinquedos com entrada gratuita), isso com a presença dos simpáticos pipoqueiros e lambe-lambes.

Mas é no Grande Teatro do Palácio das Artes que a abertura do “Noite Branca” acontece com a exibição do Festival de Curtas, seguida de uma apresentação de Arnaldo Baptista, durante a exibição do filme “Viagem à Lua”, de Georges Méliès. A entrada para a abertura também será gratuita, mas estará sujeita à lotação do espaço.

“O que se pretende é incitar a experiência noturna e a vivência do parque de forma diferenciada. O “Noite” é uma proposta de apropriação do espaço público”, explica Fernando Maculan que, ao lado de Paulo Pederneiras, assina a curadoria da mostra.
 
Segundo Maculan, 90% dos artistas participantes são de Minas Gerais e, ao contrário de muitos festivais, o “Noite” não contará com estrutura cênica de grande porte, nenhum artista se apresentará sobre um palco.

“A proposta é que as mais diversas manifestações artísticas sejam contempladas. Caberá aos artistas mediar essa experiência despretensiosa”.

Entre as conquistas que o “Noite” já afiançou está a remoção da grade que separa o Palácio das Artes do Parque Municipal desde a década de 1970, durante a exposição “Do Corpo à Terra”.
 
Com investimentos de R$ 1 milhão da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Clóvis Salgado, a expectativa é que o “Noite” aconteça anualmente, integrando o calendário cultural da cidade.


“Noite Branca” no Parque Municipal Américo Renné Giannetti e no Palácio das Artes
  Local: Avenida Afonso Pena, 1537, Centro. Das 18h de 14/9 às 6h de 15/9. Gratuito.











 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por