Poeta mineiro Emanoel Ferreira lança seu primeiro livro, que tem Belo Horizonte como cenário

Da Redação
14/12/2016 às 11:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:04

Celeiro de grandes escritores, Belo Horizonte dá a luz a mais um artista. Neste sábado (17), o escritor e poeta mineiro Emanoel Ferreira lança seu primeiro livro intitulado "Já Tomei uns Tragos de Poesia e Prosa pra Amaciar a Tristeza" (FuturArte Poesia), no Boi Vindo Steakhouse, às 12h.  

Em redutos da boemia, como o Edifício Arcângelo Maletta, Viaduto Santa Tereza e Savassi, o jovem belo-horizontino apresenta em seu livro algumas poesias, crônicas, contos curtos e aforismos com referências geográficas que vão deixar o leitor mineiro especialmente à vontade. Destacando o regionalismo, Emanoel Ferreira garante que grande parte dos textos se passa em cenários conhecidos de quem vive na cidade.
 
São mais ou menos 100 páginas de lirismo livre. De acordo com Ferreira esse é um livro propositalmente sem foco, sem tema. “Isso porque nele está parte da minha produção literária no ano de 2016, numa mistura de temas que vão de amor e amizade ‘Os amigos são a prova viva de que, às vezes, sem querer, a cegonha separa alguns irmãos’ à natureza do poeta nos tempos modernos ‘Todo poeta é um neandertal / escrevendo nas paredes de papel / das cavernas modernas’”.
 
Para Emanoel Ferreira, seu estilo está em desenvolvimento, “o que é natural, um autor só desenvolve sua voz própria com o passar do tempo e das publicações, mas valorizo muito a linguagem informal, às vezes coloquial, para me aproximar do leitor. Falar com as pessoas é falar simples”, explica.Divulgação 

A vontade (e necessidade) de escrever de Emanoel Ferreira é antiga, fruto de horas intermináveis lendo ficção (das séries Harry Potter e O Senhor dos Anéis) e as poesias de Mário Quintana e Drummond. Ele começou a escrever com afinco em 2006, quando ganhou um computador como prêmio pelo segundo lugar no concurso BH Em Prosa, realizado pela Secretaria Municipal de Educação. O texto que o rendeu o prêmio foi uma crônica. “Era meu primeiro computador, já que meus pais não tinham condições financeiras de me dar um. Este foi um grande impulso para que me dedicasse ainda mais a escrita”, comemora.

O título do livro é parte do poema "Confissões": “eu já trinquei os dentes e mastiguei o Eu te amo porque não queria assustar uma mulher / eu já memorizei uma gargalhada bonita porque queria ter no que lembrar quando as coisas ficassem ruins outra vez / eu já preferi a espalhafatosa companhia dos cães do que as linhas entediantes dos autores de autoajuda / eu já tomei uns tragos de poesia e prosa pra amaciar a tristeza”. Além de uma “confissão”, o título deste livro é um convite. E então, vai beber com ele?
 
Além dessa obra, o escritor publica constantemente em www.emanoelferreira.tumblr.com

O livro está à venda por R$34, no site da Multifoco Editora: www.editoramultifoco.com.br/loja/product/ja-tomei-uns-tragos-de-poesia-e-prosa-pra-amaciar-tristeza
 
Serviço: Lançamento do livro "Já Tomei uns Tragos de Poesia e Prosa pra Amaciar a Tristeza". Boi Vindo Steakhouse (av. Petrolina, 875, Horto). Dia 17/12. Sábado, às 12h. Gratuito

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por