A praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, região Leste da capital, vai receber atrações culturais gratuitas neste fim de semana.

No sábado (20), o destaque é a realização do programa “Horizontes Urbanos”, que tem levado dança a espaços públicos de Belo Horizonte. A primeira apresentação, às 14h, é da bailarina Izabel Stewart, com a performance “Vagawili”, sobre uma figura clownesca que mistura referências eruditas com ambientes e situações rotineiras. Na sequência, Dudude Herrmann chega com “Varrição”. Enquanto limpa, canta e dança, ela também escuta, proseia e poetiza para amaciar o espaço público e aguçar o cuidado e o pertencimento com a cidade.

Depois é a vez dos professores Daniel Vidal e Fabiana Dias realizarem uma aula de dança de alão na praça. A programação, que se encerra às 17h, conta ainda com apresentações do grupo RW Crew, que preparou um compilado especial intitulado “Jackson’s Dance” (em que reproduzem três de seus vídeos com maior audiência no Youtube), do coletivo Breaking no Asfalto, que apresenta “Se esta rua fosse nossa”, e da Cia Mário Nascimento, com a coreografia “Parada 7”, pensada especialmente para ser apresentada em pontos de ônibus.

No domingo, às 16h, é a vez da praça receber o Bloco Saúde e o Bloco Tambor Mineiro, que convidam o percussionista Carlinhos Ferreira, reconhecido por seu trabalho em shows dos violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola, Pena Branca, Renato Teixeira e Fernando Sodré.