Premiado fotógrafo paraense, Luiz Braga lança livro com 80 imagens em BH

Pedro Artur - Hoje em Dia
01/03/2015 às 13:29.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:11

Marinheiros de Iemanjá, pessoas descansando na rede no barco à noite, o olhar de uma mulher grávida escorada num pórtico, com o rio às suas costas. Esse universo do cotidiano das pessoas simples que povoam a região amazônica, sobretudo as vilas e cidades do Pará, protagoniza as 232 páginas do livro de fotografias homônimo que o premiado Luiz Braga lança terça-feira, por meio do projeto Foto em Pauta.  
Nascido em Belém, Luiz Braga diz que sua linguagem começou a ser desenvolvida nos anos 70. “A preocupação e o interesse eram pelo universo popular, das pessoas simples, de muita sabedoria e informação e que, às vezes, passa despercebido dos olhos das pessoas”, ressalta.
Segundo o fotógrafo, todos os detalhes cotidianos lhe encantam. “Essa beleza está presente nas cenas do dia a dia. Para mim, ela está no homem comum do litoral, da roça, no caiçara. Onde está escrito que a beleza só existe na elite?! E não pode estar ao nosso lado?”.  
Com 40 anos de fotografia – passando pelo jornalismo, publicidade e documentário –, Luiz conta que viajou várias vezes a uma mesma região, para fazer as fotografias sempre na perspectiva da busca por um “novo olhar” da lente. “É que, às vezes, numa chegada você percebe uma coisa e fotografa. E quando retorna percebe outra nuance”, enfatiza o fotógrafo.
Aos 58 anos, ele diz que escolheu esse caminho da fotografia para contar suas histórias, e vê nisso uma ligação com Minas. “Acho que os paraenses são os ‘mineiros’ da Amazônia por serem grandes narradores. Existe uma ponte na maneira como nós contamos e cuidamos de nossas coisas como vocês mineiros”, afirma.
Foto em Pauta com Luiz Braga no Teatro Klauss Vianna (av. Afonso Pena, 4.001). Terça, às 19h30. Entrada franca

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por