O primeiro fim de semana de férias em Belo Horizonte está recheado de atividades gratuitas para toda a família. Quem não viajou ou até mesmo quem está passeando pela capital vai ter várias opções de programação para escolher.

Entre os destaques, estão a edição de julho da Feira Experimente, que acontece no Jardim Canadá, e a Festa Francesa, na Savassi. Para a criançada, tem o tradicional BH é da Gente, na Savassi e na Silva Lobo, e a oficina Monstrolab, no Espaço do Conhecimento UFMG.

Confira a programação completa:

 

SEXTA-FEIRA (13)

 

- História Bordada

Você conhece a história da região do Barreiro? Que tal passar a conhecer de uma maneira bem inusitada? A exposição História Bordada, que fica em cartaz no ViaShopping Barreiro até o dia 3 de agosto, vai contar a história da região através do bordado, com trabalhos de 48 artesãs do projeto Oficina do Saber. Neste fim de semana, os interessados podem visitar na sexta-feira e no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h. No 2º Piso, lado B, do ViaShopping Barreiro (av. Afonso Vaz de Melo, 640).

 

- Mostra Faces da Juventude

O MIS Cine Santa Tereza (praça Duque de Caxias) está com uma programação especial com filmes nacionais que abordam temas relacionados à juventude. Na sexta-feira (13), a exibição será do filme “As Melhores Coisas do Mundo”, às 19h30, que conta a história de Mano, um garoto de 15 anos que, depois de um acontecimento na família, percebe que virar adulto nem sempre é uma tarefa fácil. Em meio a tantos desafios, Mano descobre e inventa As Melhores Coisas do Mundo. A direção é de Laís Bodansky e a classificação indicativa é 14 anos.

 

- Banda Sgt. Pepper

Além de sexta-feira 13, o primeiro dia deste fim de semana também é Dia do Rock! E, para comemorar, o Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000 – Santa Efigênia) apresenta, a partir das 19h30, um show especial da banda Sgt. Pepper, cover dos Beatles. Os amantes dos meninos de Liverpool vão se divertir com um repertório recheado dos maiores sucessos da banda.

 

- Museu das Minas e do Metal

Outra programação especial em homenagem ao Dia Mundial do Rock vai tomar conta do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, s/n). Nesta sexta-feira, às 14h30, o espaço exibe a Sessão documentário “Cogumelo 35 anos”. A partir das 16h, os interessados podem conferir a Feira do Rock, com camisetas, vinis, canecas, porta-lápis, porta-copos, relógios, acessórios, entre outros artigos com a temática Rock. A música começa a rolar às 15h30, com os DJs Anthony, Leo Mille e Leo Oliveira e segue, às 19h30, com show da banda Cartoon. Confira mais detalhes da programação aqui

 

- Mostra de cinema "A Vingança Nerd"

A mostra do Cine Humberto Mauro (av. Afonso Pena, 1357 - Centro) que reúne películas aclamadas pelo universo nerd tem mais um fim de semana intenso. Na sexta-feira, serão exibidos os clássicos "O Predador" (16 anos), às 15h, "Duro de Matar" (14 anos), às 17h. O cinema exibe ainda a sessão comentada do filme Ou Tudo Ou Nada (14 anos), às 19h30, dentro do programa "Cinema e Psicanálise".

 

- Banda Riviera

Também comemorando o Dia do Rock, a banda Riviera se apresenta na sexta-feira (13), na loja Serenata, na Savassi. O repertório vai levar músicas que carregar sonoridade pesada e letras cheias de verdade, com singles já conhecidos pelo público. O show acontece a partir das 17h.

 

SÁBADO (14)

Festa Francesa
A Festa Francesa vai reunir gastronomia e cultura do país europeu na Savassi

- Festa Francesa

Uma das festas de rua mais tradicionais de Belo Horizonte realiza sua 19ª edição neste sábado, a partir das 10h. O evento acontece na praça José Mendes Junior – ao lado da Praça da Liberdade. O público vai curtir muita música com DJ e shows, comidas típicas, vinhos franceses e chopes Wäls. A festa é gratuita, mas os ingressos devem ser trocados por um quilo de alimento não perecível. Os pontos de troca são: Duke 'n' Duke, o Stadt Jever, Wals Gastropub, Atelie Wals e Escape Zone Brasil.

 

- Basquiat no CCBB

Um dos artistas mais icônicos do cenário mundial terá sua obra exposta no CCBB a partir deste sábado (14). A exposição do trabalho de Jean-Michel Basquiat vai trazer uma reunião inédita de quadros, desenhos, gravuras e pratos pintados pelo artista. Os visitantes tem sábado e domingo, entre 9h e 21h para conferir as obras.

 

- Feira Experimente

Tradicional evento para os amantes das cervejas artesanais, a Feira Experimente vai realizar, às 11h, sua edição de julho neste sábado (14), na Praça dos Quatro Elementos, no Jardim Canadá, em Nova Lima. Além de vários rótulos da bebida e o melhor da gastronomia, a festa também tem shows e espaço para toda a família. Para entrar, basta doar um quilo de alimento não-perecível.

 

- Mostra “Faces da Juventude”

A mostra de cinema no MIS Cine Santa Tereza (Praça Duque de Caxias, Santa Tereza) também terá atração no sábado, com a exibição do filme “Linha de Passe”, de Walter Salles e Daniela Thomas. A obra conta a história quatro irmãos: Reginaldo, que procura o pai obsessivamente, Dario, que sonha em se tornar jogador de futebol, Dinho, que se dedica à religião, e Dênis, que enfrenta dificuldades em se manter e manter o filho. A mãe dos garotos, Cleuza, está grávida novamente e eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa. A sessão começa às 19h e a classificação indicativa é 14 anos.

 

- Mostra “A Vingança Nerd”

No sábado, a mostra do Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1357 - Centro) traz alguns dos filmes mais amados pela cultura nerd.  Às 19h, é "Vampire Hunter" (14 anos) que invade as telonas. A última sessão da noite é do filme "Os Garotos Perdidos" (14 anos), às 20h30.

 

- Monstrolab: crie seu monstro"

A criançada vai ter uma atividade muito divertida no sábado (14) no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700). O Monstrolab: crie seu monstro, que faz parte da programação do projeto #FériasnoMuseu, vai apresentar figuras famosas da fantasia e da ficção científica às crianças para que elas, depois, dêem vida a seus próprios monstros. O grupo, então, vai criar histórias divertidas com os personagens. A atividade acontece a partir das 18h30 e é indicada para crianças a partir de 12 anos.

 

DOMINGO (15)

 

- Espetáculo “Abena”

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti será palco do espetáculo “Abena”, a partir das 10h. A peça traz de forma poética uma releitura do mito originário da África Ocidental "O casamento da Princesa Abena". Estabelecendo um diálogo com o contexto brasileiro, a peça trasz uma forma de falar de África e consequentemente reforçar a identidade negra no Brasil, revelando toda sua beleza. Um espetáculo de contação de histórias para todas as idades, que une também teatro e música.

 

- Mostra Faces da Juventude

O filme de domingo da mostra Faces da Juventude no MIS Cine Santa Tereza (praça Duque de Caxias) é “A Ostra e o Vento”, de Walter Lima Júnior. A jovem Marcela vive com seu pai, o faroleiro Jose, e o velho Daniel numa ilha. Com pouco contato com o mundo exterior ela segue sua vida até que, ao tornar-se adolescente, passa a sentir sua sexualidade e seus anseios de viver de forma intensa. A sessão começa às 19h e a classificação indicativa é 12 anos.

 

- BH é da Gente - Savassi

Mais uma vez, a Savassi se enche de cores e brincadeiras a partir das 9h. Neste domingo (15), a programação reúne circuito de bike, com o empréstimo de bicicletas para as crianças, além de atividades esportivas como peteca, vôlei, futebol e minibasquete. Outra atração é o cantinho infantil, que é um espaço para crianças de zero a cinco anos, com brinquedos educativos que exercitam a coordenação e criatividade. A atividade acontece no encontro das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo.

 

- BH é da Gente - Silva Lobo

Já a programação da avenida Silva Lobo, no Grajaú, vai levar espaço para recreação com brinquedos infláveis, cama elástica, mesa de totó e oficina de pintura facial, além de brincadeiras tradicionais, como corda, peteca e amarelinha. A atividade acontece entre as ruas Garret e Xapuri.

 

- Circuito Gastronômico de Favelas

Neste domingo (15), a Vila Acaba Mundo vai receber mais um evento do Circuito Gastronômico de Favelas. Cozinheiros de várias comunidades da cidade se reúnem e levam o melhor da gastronomia das favelas ao público. Entre os pratos, estão o Xinxim de Galinha ao Ninho, da Dona Conceição (Barreiro), a Flor de Jiló da Maria Raquel (Morro das Pedras), a Costela no Bafo do Vaninho (Alto Vera Cruz) e a Paella Mineira, do Bimbal da Pedreira Prado Lopes, e muito mais. A festa começa às 12h e vai até 18h na Praça Carioca, atrás da Praça JK.

 

Stallone Cobra

Clássico dos anos 80, Stallone Cobra será exibido às 18h no Cine Humberto Mauro

- Mostra "A Vingança Nerd"

O domingo no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1357 - Centro) vai trazer mais um dia de Mostra Vingança Nerd, com vários filmes aclamados pela cultura pop. O dia começa com "O Exterminador do Futuro" (14 anos), às 16h. Em seguida, o público confere Stallone Cobra" (16 anos), às 18h. "Robocop - O Policial do Futuro" (14 anos) encerra a noite de filmes às 20h.