A previsão do tempo é de tardes ensolaradas e quentes neste fim de semana. Ou seja, dá para curtir tranquilamente uma das várias atrações culturais gratuitas que estão previstas em Belo Horizonte e região. Há opções de shows, cinema, feiras, apresentação de teatro, oficina para crianças...

O grande destaque fica por conta do “Minas ao Luar” especial, com as presenças de grandes nomes da música brasileira: Guinga, Monica Salmaso, Toninho Horta, entre outros. Já para quem quer dançar, a boa pedida é o festival JângaLove, realizado na Savassi, onde se apresentam a Banda Então Brilha e o bloco Chama o Síndico. Confira as atrações gratuitas deste fim de semana:

 

SÁBADO (2)

Guinga e Toninho Horta

Para celebrar os 80 anos da Rádio Inconfidência, o “Minas ao Luar” deste sábado será realizado no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco (rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto), onde a rádio está localizada. Marcam presença o cantor e compositor carioca Guinga – que convidará Monica Salmaso, Teco Cardoso e Nailor Proveta – e guitarrista, compositor e arranjador musical mineiro Toninho Horta, que estará acompanhado da Orquestra Fantasma. Às 17h.

 

Cinema francês

Entre os dias 1º e 13 de setembro, o Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420) recebe o FESTiFRANCE, uma mostra competitiva de cinema francês. Na sua terceira edição, a mostra dura tem de filmes a partir das 17h durante a semana e, nos finais de semana, durante a tarde e a noite. A sua programação inclui a exibição de 70 filmes em língua original francesa com legendas em português, além da realização de workshops, oficina e debates relacionados ao cinema. Informações aqui. https://www.facebook.com/festifrancebrasil/

 

Circuito de arte

No sábado, acontece o 2º Circuito de Arte 10 Contemporâneo, em que dez galerias da capital abrem as portas simultaneamente para que o público possa conferir as exposições inéditas apresentadas em cada uma delas. Uma van gratuita faz o circuito entre elas a cada 30 minutos. Participam: AM Galeria, Beatriz Abi-Acl, Cícero Mafra, Celma Albuquerque, dotART, Lemos de Sá, Manoel Macedo, Murilo Castro, Orlando Lemos e Quadrum. Informações: http://www.10contemporaneo.com.br

 

Livro sobre o Buritis

A história do bairro Buritis foi contada no livro “Da Memória para a História”, que será lançado neste sábado no Parque Aggeo Pio Sobrinho (av. Professor Mário Werneck, 2691, Buritis) pela manhã. Com formato bilíngue (português e inglês), a publicação é resultado de um ano de pesquisa, com visitas a acervos da Escola Americana e participação de membros e ex-alunos da escola, entrevista com estudantes antigos, donos de imobiliárias e personalidades da época que envolvidos na criação do bairro e entorno, consulta a livros e biografias, familiares do fundador do bairro, Aggeo Pio Sobrinho, jornais, visitas ao Museu Abílio Barreto, ao Arquivo Público Mineiro e ao Arquivo Público de Belo Horizonte.

 

Feira das Artes

Ribeirão das Neves recebe neste sábado a Feira das Artes, que será realizada na rua Ari Teixeira da Costa, 1500 (bairro Santa Paula), das 9h às 23h. O evento é uma plataforma de encontros para profissionais das artes da região metropolitana de Belo Horizonte, que envolve seminários, rodas de conversas, exposições, palestras, oficinas, painéis, stands e apresentações culturais. Shows gratuitos a partir das 19h no Auditório Cidade dos Meninos.

 

Anchieta Gourmet

Anchieta Garden Shopping (av. Francisco Deslandes, 900, Anchieta) promove a segunda edição do Anchieta Gourmet neste sábado, das 12h às 18h. O evento conta com comidas (pratos entre R$ 15 e R$ 25), bebidas, música ao vivo, espaço kids e mini spa para as mulheres.

 

Sonora Brasil

O projeto Sonora Brasil desembarcou no Sesc Venda Nova (rua Maria Borboleta, s/nº, Novo Letícia). Nesta sexta, às 17h, acontece o show de Abandinha, grupo formado por músicos de Manaus que se inspiram em Altamiro Carrilho. No sábado, às 20h, é a vez de se apresentar o Quinteto de Metais da UFBA.

 

Semreceita

No sábado, o grupo Semreceita faz uma apresentação pautada pela experimentação, uma característica da música instrumental nacional, rica na capacidade de subverter gêneros e agregar brasilidade às composições. O repertório traz influências da cultura popular como o choro, o samba e o frevo ao jazz, blues e rock. Às 11h, na Feira Silva Lobo (Praça da Saúde). Abertura de Flávia Ellen, às 10h.

 

Café com Rock

A loja MotoRaja (av. Raja Gabáglia, 3127, São Bento) realiza mais uma edição do projeto Café com Rock neste sábado, das 8h30 às 13h. O encontro conta com shows musicais de pop rock e a presença de diversos food trucks.

 

DOMINGO (3)

Festival JângaLove

O Festival JângaLove ocupa a Savassi neste domingo, a partir das 10h. Os quarteirões da av. Getúlio Vargas, entre rua Alagoas e av. Cristóvão Colombo, ficarão fechados para o evento, que vai contar com atrações musicais, variedades, brechós e food trucks. Shows de Zé da Guiomar, Bloco Então Brilha, Chama o Síndico e Bloco da Família. Não será permitida entrada com bebidas e cooler.

 

Música erudita

O Grupo Experimental de Ópera, da Escola Superior de Música (Esmu) da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), é atração dos Concertos Dominicais Peter Lund deste domingo. A apresentação acontece às 11h, no auditório do Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, Campus Coração Eucarístico).

 

Domingo no Campus

Neste domingo, a UFMG recebe várias ações esportivas e culturais no campus Pampulha. É o projeto Domingo no Campus, realizado das 8h às 13h. Uma corrida de rua será realizada pelas trilhas da universidade em um percurso de 4,7 quilômetros. Participarão pessoas acima de 18 anos com preparo físico e saúde adequados para a prática da atividade. Outra atração é a oficina de pipas, que pretende reunir familiares e amigos em torno de antiga brincadeira e colorir o céu do campus Pampulha. Também figura na programação o já conhecido Tô de boa, tô no campus, com participação de 13 monitores do Programa de Educação Tutorial de Educação Física e Lazer da EEFFTO. Eles se revezarão entre jogos de futebol, peteca, slackline, dança e pintura, entre outras atividades.

 

Barreiro no cordel

Após vivenciar uma grande imersão na cultura nordestina, o grupo Novas Raízes criou o espetáculo “A História do Barreiro em Cordel”, que será apresentado neste domingo, às 20h, no Anfiteatro Hipona (av. Ximango, 81, Barreiro). O tema central do espetáculo é a história não oficial do Barreiro, na qual resgatam como coronéis contrariavam leis abolicionistas, as lutas sindicais, descasos do poder público e origens dos nomes de diversos bairros.

 

Oficina de origami

Acontece no próximo domingo, às 15h, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade), a oficina “Usos do Papel: da escrita ao origami”. Na atividade, os participantes serão apresentados à história do surgimento do papel e seu desenvolvimento nas diferentes culturas: como evoluiu de uma plataforma de escrita para uma matéria-prima de arte. Em seguida, farão seus próprios origamis e levarão suas produções para casa. A partir dos 7 anos.

 

Alexandre Andrés

No domingo, o músico Alexandre Andrés apresenta as composições de seu mais recente disco “Macieiras” a partir das 12h na Feira Fresca (av. Carandaí, 420, Santa Efigênia). A vibrafonista Natália Mitre é a convidada para o show. Deh Mussulini faz a abertura.