Em muitos países, o dia 17 de março é sinônimo de festa. É quando se celebra São Patrício, o santo mais popular na Irlanda e normalmente associado à cultura cervejeira. Em Belo Horizonte, várias festas de Saint Patrick estão agendadas, inclusive algumas com entrada gratuita. Ótima oportunidade para experimentar cervejas gostosas e ouvir shows roqueiros.

Mas essas festas não são as únicas atrações gratuitas do fim de semana. Há várias outras opções para adultos e crianças. Confira:

 

SEXTA (16)

 

Pe Fábio e Karnal

Nesta sexta-feira (16), padre Fábio de Melo e Leandro Karnal realizam palestra no Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60) para o lançamento do livro “Crer ou não crer”, publicado pela Editora Planeta. O evento acontece a partir das 19h, mas os ingressos serão distribuídos a partir das 16h, no foyer do teatro. A obra é o resultado de muitas horas de diálogo entre os dois. Eles discutem, sob o ponto de vista de um católico e um ateu, uma série de questões fundamentais que envolvem fé, religião e sociedade. O leitor compreenderá o que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar à crença a outro que está plenamente convencido de que Deus não existe. O ingresso será entregue a partir da doação de um livro para o projeto Rede de Carreiras, do Senac Minas Gerais.

 

Arte eletrônica

Este é o último fim de semana para curtir a exposição "Disruptiva", do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, em cartaz no CCBB-BH (Praça da Liberdade). A exposição, onde se pode experimentar formas inusitadas de interagir com a arte eletrônica, recebeu mais de 100 mil visitantes. Quem tem crianças pequenas, ainda pode aproveitar a oficina “Pequenas Mãos”, que acontece sábado e domingo, às 11 e 15h. Elaborada especialmente para crianças entre 3 e 6 anos, a ação educativa acompanha os primeiros passos dos pequenos visitantes em uma exposição, transformando a experiência de estar no museu em um momento divertido e de aprendizagem.

 

Psiu Poético

Nesta semana, BH está recebendo o projeto Psiu Poético. Nesta sexta, a partir das 17h, o projeto vai para o Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50) com uma ocupação poética, lançamentos de obras e performances. No sábado, das 9h às 11h, 32 poetas fazem homenagens a grandes escritores no viaduto Santa Tereza. Após a performance, o grupo sairá em cortejo pelas ruas da Floresta até a rua Silva Jardim, 107, casa que morou Carlos Drummond de Andrade até 1933, refazendo o mesmo trajeto do poeta durantes os anos em que morou na capital mineira.

 

Elephant Parade

Depois do sucesso e de bater todos os recordes em São Paulo em 2017, agora é a vez de Belo Horizonte receber a mostra gratuita “Elephant Parade”, com esculturas pintadas por grandes artistas brasileiros. A exposição, que conta com 40 elefantes, segue até 15 de maio. O shopping Pátio Savassi (parte interna e externa) receberá 25 esculturas e as outras 15 estarão distribuídas por alguns pontos de grande movimentação da capital, como Praça da Liberdade e Praça da Savassi.

elephant parade

Este é um dos divertidos elefantes presentes na "Elephant Parade"

SÁBADO (17)

 

A tradicional festa St. Patrick's Day BH voltou para a rua. Dessa vez, acontece na av. Brasil com praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia. Será das 14h às 21h30. Com shows de Wilson Sideral, The Celtas, Metallica Cover Brazil, Kiss Alive, Daparte e Liverpool Rock Band. Retirada de ingressos no Sympla

 

São Patrício

A cervejaria Krug Bier promove uma grande festa para celebrar o Saint Patrick’s Day neste sábado. A festa começa ao meio-dia e vai até as 21h com apresentação de DJS, shows com os grupos Chama o Síndico e Pacato Cidadão e também atrações inusitadas como malabares, intervenções artísticas e ocasionais aparições doa famosos Leprechauns irlandeses. Na rua Major Lopes, entre as Ruas Lavras e Padre Odorico, bairro São Pedro. Entrada gratuita mediante ingresso retirado pelo Sympla.

 

Mercado independente

A Textura, pequena feira de impressões e literatura, acontece neste sábado, a partir das 11h, na rua Esmeralda, 298, no bairro Prado. Idealizada por meio de uma criação coletiva entre o pesquisador Lucas Brandão e a editora Impressões de Minas, a iniciativa expõe novidades para editores, designers e artistas locais uma forma de estreitar os laços entre os vários universos da literatura e das artes plásticas em diferentes suportes de mídia. Quem passar na feira também poderá apreciar cervejas artesanais, cachaças aromatizadas e comidinhas de boteco.

 

Basquete

O Parque Vencesli Firmino da Silva (rua dos Agrônomos, 285, Alípio de Melo) foi o local escolhido para a realização do projeto "Basquete Popular no Bairro" neste sábado. Das 9h às 18h, pessoas de todas as idades poderão aprender os fundamentos do basquete. Manhã: público infantil. Tarde: público juvenil e adulto.

 

Cultura oriental

Os amantes da cultura oriental podem contar com aulas de Tai Chi Chuan e Lian Gong no Parque Municipal. Para o primeiro, é preciso se inscrever com o Prof. José Marcelo pelo e-mail marcellogiffoni@gmail.com ou pelo tel.: (31) 9 9945-3938. As aulas acontecem aos sábados, das 8h às 9h30. Já Lian Gong acontece aos sábados, das 9h às 10h.

 

Oficina para jovens

O Museu Inimá de Paula oferece, neste sábado e no dia 24, às 14h, uma oficina de criação coletiva. Entre as técnicas a serem ensinadas estão desenho, colagem, frotagem, pinturas, e xilogravura com isopor. A atividade acontece em diálogo com a exposição que se encontra atualmente em cartaz: “Arte e Favela - Memórias Urbanas”, que traz 35 obras de sete diferentes artistas da cena do graffiti de Belo Horizonte. As aulas são gratuitas e para participar basta fazer a inscrição prévia por meio do formulário disponível na aba "Notícias" do site www.museuinimadepaula.org.br. A oficina é indicada para jovens a partir de 12 anos e será restrita a uma quantidade de 15 pessoas por dia.

 

Chopp verde

A NØRKA Cervejas Especiais se juntou ao Santo Boteco (rua Viçosa, 448, São Pedro) para realizar um St. Patrick's Day neste sábado, das 11h às 22h30. Será um dia de muito chope verde, tira-gostos típicos dos bares mineiros e o som do DJ Frankiw. Não é preciso comprar ingressos, camisetas ou canecas. Os clientes que estiverem no Santo Boteco ficam livres para consumir qualquer item do cardápio e os chopes servidos no evento.

 

Em Pedro Leopoldo

A cidade de Pedro Leopoldo sedia, neste sábado, das 12h às 23h30, a II edição do Festival BeerFolk'n Blues, inspirada em St. Patrick's Day. A festa que acontecerá no Parque de Exposições (avenida Rômulo Juliano, 163) e deve receber cerca de 3 mil pessoas. Além de gastronomia, Espaço Kids, exposição de arte e diversos tipos de cervejas artesanais, haverá apresentação da banda argentina Jes Condado Blues Band, da Taverna, Emília Reiss e Banda Avantgard e Eduardo Sangy.

 

DOMINGO (18)

 

Savassi é da gente

A programação do “BH é da Gente – Savassi” deste domingo conta com atividades comemorativas ao Dia Internacional da Síndrome de Down – com direito a shows de Dudu do Cavaco, Simone Presotti, Charanga das Padês. Haverá ainda rua de lazer, tabuleiros e atividades esportivas. Das 9h às 13h, no encontro das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.

savassi é da gente

A Praça da Savassi fica fechada aos domingos para que as crianças possam brincar

Oficina de Encadernação

O Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade) promove a Oficina Básica de Encadernação, que vai ensinar os pequenos a criar e costurar cadernos personalizados, neste domingo, às 15h. A atividade acontece na seção Fábrica da Letra, da exposição “Demasiado Humano”, onde os visitantes vão conhecer um pouco sobre a história dos papéis e dos livros. Em seguida, o público será convidado a confeccionar os próprios cadernos, que podem ser levados para casa e usados nas atividades escolares. Podem participar crianças a partir de 10 anos.

 

St. Patrick em Contagem

O Shopping Contagem recebe a segunda edição da “Saint Patrick’s Day Contagem”, no domingo, das 12h às 21h. A festa contará com mais de 15 cervejarias artesanais de Minas Gerais, expondo mais de 60 rótulos de chopes diferentes, incluindo o famoso chopp verde. São elas: Artéza, Audaz, Austen, Backer, Brüder, Corja, Évora, Krug, Loba, Nur Bier, Velho Brasa, Verace, Vetterana, Vinil e Wäls. Os restaurantes prometem agradar todos os gostos, desde comida árabe a churrasco, pizza, crepioca, sorvete e churros. Além disso, a festa vai contar com os shows das bandas Dona Odete, Mr. Moonlight e Lurex. Já as crianças poderão se divertir no espaço kis e oficina de pintura facial com a Tia Du. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo Sympla.

 

Contação de histórias

Neste domingo, das 9h às 21h, o foyer do Sesc Paladium (Av. Augusto de Lima, 420 – Centro) recebe o 1º Encontrão de Contadores de Histórias de Belo Horizonte. Será uma verdadeira maratona de 12 horas ininterruptas, com 84 narradores, entre eles também escritores infantis, se revezando na arte de contar histórias, em homenagem ao Dia Internacional do Contador de Histórias, que é celebrado no dia 20 de março. A data foi criada em 1991, na Suécia, e tem como principal objetivo reunir os contadores de histórias e promover a prática em todo mundo.

 

Espetáculo de circo

Quem for à Feira de Artesanato da Afonso Pena neste domingo poderá conferir o espetáculo cirsense “Fakirak”, com Circo Gamarra. Tendo um faquir como protagonista, a apresentação é inspirada nas feiras medievais do oriente. O espetáculo estreou na Argentina, em 2003, e a edição que será realizada no Parque Municipal contará com a presença de três artistas convidadas: a dançarina de ventre Monique Melo (mineira), a dançarina de tribal Vale Lova (chilena) e a técnica de burca Vanessa Loffredi (italiana). Das 9h às 13h, na portaria do Parque Municipal.