O fim de semana promete ser especial para quem gosta de música. Há várias opções de shows gratuitos até domingo. A começar pelo Festival de Arte e Cultura da Reforma Agrária, onde se apresentam dezenas de atrações, como Aline Calixto, Pereira da Viola e Wilson Dias. Tem ainda Sandra de Sá no Festival Meu Vizinho Pardini, um festival de soul e blues no Barro Preto e o início do programa Jazzinho, do Savassi Festival.

Confira essas e outras atrações gratuitas de fim de semana de sol na Região Metropolitana:

 

SEXTA (6)

Festival da Reforma Agrária

Festival de Arte e Cultura da Reforma Agrária está de volta à Serraria Souza Pinto (av. Assis Chateaubriand, s/n) e será realizada entre sexta e domingo. Sob o lema “Alimentar a luta, cultivar a arte!”, o evento contará com apresentações musicais, sarau de poesia, mostra fotográfica e de artes plásticas das escolas do campo, além da Feira da Reforma Agrária. A previsão é de cerca de 80 toneladas de alimentos e mais de 150 produtos diferentes, industrializados e in natura, produzidos em assentamentos e acampamentos de forma agroecológica e orgânica. Entre as atrações confirmadas estão Pereira da Viola, Wilson Dias, Rubinho do Vale, Titane, Meninas de Sinhá, os violeiros Zé Mulato e Cassiano, Pedro Boi, Sergio Pererê, Flávio Renegado, Aline Calixto, Fernando Guimarães e João Bá. O evento não revelou o horário de funcionamento.

 

Feira dos Países

Quem for ao piso Ouro Preto do BH Shopping (Rodovia BR-356, 3049) até o dia 22 de outubro vai encontrar a Feira dos Países, evento que reúne artesanato de mais de 20 lugares do mundo. Com valores para todos os bolsos, o evento apresenta artesanatos de várias regiões de países como África do Sul, Bolívia, Colômbia, Chile, Dubai, Egito, Equador, Grécia, Itália, Índia, Indonésia, Japão, Nigéria, Paquistão, Peru, Turquia, Rússia, Síria, Senegal. O Brasil está presente com produtos de vários estados brasileiros. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 10h às 22h. Domingo e feriados das 14h às 20h.

 

Cinema Russo

Ainda dá tempo de conferir a mostra Cinema Russo no MIS Cine Santa Tereza (praça Duque de Caxias). Nesta sexta, serão exibidos “A Filha Americana” (1995), às 17h, e “A Cidade dos Ventos” (2008), às 19h30. No sábado, é a vez de “Tigre Branco” (2012), filme que já representou a Rússia na disputa pelo Oscar, às 19h. No domingo, serão exibidos dois clássicos: às 17h, “Lenin em Outubro” (1937), e às 19h30, “Lenin em 1918” (1938).

 

Últimos dias do FestCurtas

A 19ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FestCurtas BH chega à reta final. Serão mais de 20 sessões realizadas no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes – av. Afonso Pena, 1537). O evento procura apresentar uma amostra representativa da atual produção cinematográfica nacional e internacional. A programação pode ser conferida aqui.

 

SÁBADO (7)

Contos Orientais

Na fábula do pequeno chinês Ping, tudo que ele plantava florescia. Até que a semente dada pelo imperador não brotou. A honestidade do menino é o fio condutor da narrativa, que aborda os princípios budistas. Neste sábado, às 15h, essas e outras histórias serão apresentadas aos visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700) na atividade Contos Orientais. Classificação livre.

 

Sandra de Sá

O Campus Estoril do UniBH recebe, pela segunda vez, o Festival Meu Vizinho Pardini, neste sábado, das 10h às 20h. O ponto alto será o show da cantora Sandra de Sá, às 18h, que apresenta o projeto “Baculeju da de Sá” com um repertório recheado de grandes sucessos. Entre as atrações estão o grupo Trampolim, a peça “Pedro e o Lobo”, do Giramundo e os músicos Ricardo Prates e Thiago Delegado, que recebe Aline Calixto. O público poderá participar também de ações de promoção da saúde no Espaço Bem-estar, com atendimentos feitos pelos alunos de cursos da área de saúde do UniBH.

 

Comédia no shopping

Neste sábado, o grupo Desculpa Qualquer Coisa traz o espetáculo “Desculpa, Não Estamos na TV” para o ViaShopping (av. Afonso Vaz de Melo, 640, Barreiro). A apresentação gratuita acontece a partir das 18h30 na nova Praça de Eventos, localizada no 3° piso. Na peça, Bruno Berg, Bruno Costoli, Thiago Carmona e João Basílio decidem provar que é possível fazer rir em noticiários, competições para revelar talentos, documentários e talk shows.

 

Eliana Silva

O Grupo de Teatro Popular Eliana Silva está apresentando a esquete cênico -musical “Somos Crianças e Temos o Direito de Sonhar” em ocupações urbanas de Belo Horizonte. Neste sábado, às 15h, a apresentação acontece na própria ocupação Eliana Silva, no Barreiro. A esquete que retrata a luta de resistência por moradia empreendida por lideranças e famílias da capital foi o resultado de oficinas de cordel, teatro e música com crianças e pré-adolescentes da ocupação Eliana.

 

Feirinha Aproxima

Neste sábado, das 10h às 17h, no número 699 da rua Tomé de Souza, a Feirinha Aproxima é uma típica feirinha gastronômica de rua, aberta ao público, que aproxima as pessoas da verdadeira origem mineira. Todo mês, em algum ponto de Belo Horizonte, a Feirinha Aproxima traz os melhores produtores de Minas Gerais para apresentar seus produtos diretamente para o cliente, além de reunir também os melhores chefs, cafeterias, cervejarias e quitandas do estado.
 

Ouro Branco

A décima edição da Semana da Música de Ouro Branco tem início neste sábado. O concerto de abertura será às 20h30, no auditório do Hotel Verdes Mares, com Theodora Geraets (violino), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo) e Viviane Taliberti (piano). No domingo, os professores do festival se apresentam em Ouro Preto, às 18h, no Teatro Municipal – Casa da Ópera.

 

DOMINGO (8)

Soul e blues

A avenida Augusto de Lima, entre as ruas Paracatu e Araguari, será fechada neste domingo para receber a décima edição do BH Soul Blues Festival. Entre 12h e 21h, vários artistas do blues vão subir ao palco: Bulldose Eletric Blues (show para crianças), Mojo, Affonsinho e Radioblues, Shello & Lobo Blues Band, Alexandre Araujo, Audergang, Renato Caetano, Alexandre da Mata e The Black Dogs, além de Leo Barreto que fará tributo a Celso Blues Boy. Além disso, terá apresentação do gaitista e cantor americano de Blues, Omar Coleman, considerado um dos grandes ícones do gênero. Para participar do festival, basta doar um litro de leite, mas os ingressos devem retirados no Sympla.

 

Jazz para crianças

Entre os dias 08 e 15 de outubro, o Savassi Festival promove o Jazzinho – Jazz para Crianças na praça Floriano Peixoto e no CCBB-BH, com shows gratuitos. Neste domingo, serão duas apresentações na praça Floriano Peixoto (av. do Contorno, Santa Efigênia): Clássicos do Cinema Infantil, com Matheus Barbosa, às 16h, e Pixinguinha para Crianças, com Orquestra Já te Digo, às 17h30.

 

Circuito de Parques

Neste domingo acontece mais uma edição do Festival Circuito de Parques – Música, Bike & Meio Ambiente. Dessa vez, o projeto traz intensa programação artística, com a presença das sambistas Dona Jandira e Marina Gomes, a cantora Nathy Fonseca, e a cantora infantil Ana Cristina e os grupos Coração Palpita e Tremelengue. O evento será no Parque Aggeo Pio Sobrinho (av. Mario Werneck, 2691, Buritis), a partir das 9h. O evento tem como foco principal promover uma política de ocupação cultural dos parques públicos e difundir e desenvolver o potencial artístico cultural de Minas Gerais.

 

Duelo de MC's

Neste domingo, acontece a seletiva mineira do Duelo de MCs Nacional 2017. As inscrições para participar da seletiva serão abertas pra todos e todas e acontecem entre 13h e 14h, com o limite de 32 inscritos. Depois disso, 16 MCs serão sorteados para a seletiva. Quem vencer, garante vaga na eliminatória. Este ano, a eliminatória mineira terá 16 vagas, sendo 3 para o interior do estado (Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Vale do Aço), 5 vagas para batalhas da região metropolitana de Belo Horizonte e 8 vagas para as seletivas realizadas no Duelo de Mcs. Debaixo do viaduto Santa Tereza, a partir das 14h.

 

Periférico Rock

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) promove neste domingo, no Centro Cultural São Bernardo (rua Edna Quintel, 320, São Bernardo), a 9ª edição do Periférico Rock. O evento tem como objetivo a divulgação de trabalhos autorais de artistas independentes. O festival tem início às 14h e contará com apresentações das bandas Rockin' Strings, Battle Stage e Rock`n Roll Trem. 

 

A Savassi é da Gente

 O destaque do projeto “A Savassi é da Gente” deste domingo serão as apresentações e oficinas de basquete de rua e hóquei sobre patins, realizadas das 10h às 13h. As atividades voltadas para crianças serão realizadas das 9h30 às 12h30. Elas poderão se divertir nos brinquedos infláveis, na amarelinha e no bambolê. As brincadeiras para o público infantil têm o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte. Ainda na programação deste domingo, os frequentadores poderão participar da “ginástica cerebral”, que tem o objetivo de desenvolver atenção, foco, concentração e memória. 

 

Cinema de graça

A Carreta do Cine Ticket Cultura aporta no Teatro Raul Belém Machado neste domingo. Por meio da carreta personalizada e equipada com uma tela de reprodução, grandes sucessos de bilheteria do último ano serão exibidos com direito a pipoca e bebida gratuita. Dentre os quatro títulos nacionais e seis grandes sucessos de bilheteria estão: Sete Homens e um Destino, Pets – A vida secreta dos animais, O Bom gigante Amigo e Os Penetras. Os ingressos podem ser reservados no site www.cineticketcultura.com.br/.