Profissionais da área do cinema têm a oportunidade de estudar de graça nos Estados Unidos. Estão abertas inscrições para bolsas integrais do programa Master in Fine Arts (MFA) para cursar mestrado em roteiro de cinema no país que mais investe na sétima arte.

A oportunidade, realizada pela Comissão Fulbright em parceria com a CAPES, oferece bolsas com duração de até 21 meses com estipêndio mensal, anuidades e taxas acadêmicas, auxílio hospedagem, passagem aérea Brasil/EUA/Brasil e seguro-saúde.

As inscrições podem ser feitas até dia 3 de junho e as informações estão no site fulbright.org.br/edital/mfa/. Para se candidatar, os interessados deverão enviar, em inglês, uma sinopse de um filme de longa-metragem e as primeiras páginas do respectivo roteiro, preencher o formulário online e enviar os documentos solicitados.

Entre os requisitos, estão possuir somente nacionalidade brasileira e residir no Brasil; ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas e/ou audiovisuais; ter concluído curso superior até a data de encerramento das inscrições e não possuir título de mestrado ou superior, nacional ou estrangeiro, em qualquer área do conhecimento; ter proficiência comprovada em inglês com teste realizado após 1 de junho de 2017.

O programa da Comissão Fulbright se iniciou em 1957 e já beneficiou mais de 3.500 brasileiros. No mundo, já foram concedidas mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.