Agosto chegou, as crianças já voltaram às aulas, e a cidade retoma o ritmo normal de trânsito intenso e correria. Mas não se preocupe, não faltam opções divertidas para relaxar e descansar no fim de semana. E o melhor: a programação de atrações gratuitas está extensa e muito variada! Confira as opções e aproveite!

 

1) Música para crianças na Praça da Assembleia

O evento Aprendendo a Crescer traz o tema "Música para todos os sentidos" em sua segunda edição. A iniciativa privilegia a música em atividades como oficinas, shows e espetáculos teatrais. Entre os destaques estão apresentações do musical "O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar" (16h), do grupo Pato Fu com o "Música de Brinquedo" (às 18h30), e a montagem "Desafios Urbanos - Interação entre o Circo e a Cidade" (11h30). O evento é direcionado às crianças de todas as idades e será realizado sábado (5), das 9h30 às 19h30, na Praça da Assembleia (Santo Agostinho).

 

2) Circo Irmãos Simões na Savassi

A Praça da Savassi recebe neste domingo (6), das 10h às 15h, um encontro de food trucks especial. Além da variedade gastronômica, o público poderá contar com apresentações de artistas do Circo Irmãos Simões. Às 11h, acontece um espetáculo circense e, às 12h30, será realizado um show com a banda Irmãos Simões. O Encontro de Food e Beer Trucks & Circo Irmãos Simões já passou por Betim e Sete Lagoas e depois segue para Pará de Minas.

 

3) Passeio sobre arte e arquitetura

Quem quiser conhecer melhor os trabalhos da 1ª edição do CURA – Circuito de Arte Urbana pode participar do Passeio Guiado na Sapucaí, realizado no sábado (5), às 14h, pela patrocinadora do evento. A experiência propõe uma contemplação do centro de BH com outro olhar e será guiado pela coordenadora do CURA, Juliana Flores, e Eduardo França, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Una. Os especialistas irão compartilhar com o grupo histórias sobre o processo de edificação da região central e da arte urbana em BH. O passeio começa às 14h e irá percorrer a Rua Sapucaí, entre o Viaduto Santa Tereza e o espaço “Mirante CURA”, com uma verdadeira aula cultural a céu aberto. Mais informações: www.facebook.com.br/curafestival.

 

4) A Casa do Beco ocupa Praça da Saúde

A Casa do Beco leva uma programação variada para a Praça da Saúde (av. Silva Lobo, Grajaú) neste sábado (5), a partir das 10h. Começa com “O Teatro entre Elas”, que exibe uma integração entre a encenação e a dança, com a participação de capoeiristas e as senhoras do teatro. Já “O Afeto na Melhor Idade” convida o público a desapegar-se do velho em busca do novo, uma cena na qual as senhoras falam de suas experiências familiares por meio de figurinos e exercícios corporais. Em seguida, crianças e jovens do coletivo promovem o reconhecimento histórico da capoeira na cena “Rodas de Capoeira”. O grupo também agita o público com a apresentação de Danças Urbanas, mostrando as várias linguagens e estilos da dança de rua. “Folhas Secas me Outonam” fecha a programação com uma performance que estabelece um diálogo entre a dança contemporânea e a urbana.

 

5) Grupo Dois Palhaços na Praça Floriano Peixoto

A dupla apresenta o espetáculo “Pão de queijo” no domingo, às 10h, na praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia). Na trama, o tradicional pão de queijo é feito ao vivo, a partir de ingredientes especiais: três pitadas de blues, uma colher de soul, uma xícara de jazz e truques de circo a gosto.

 

6) Filarmônica na praça, em Betim

A Filarmônica de Minas Gerais realiza mais um “Clássicos na Praça” neste domingo (6), às 11h, na praça Milton Campos, em Betim. No repertório, marcado pela diversidade, estão obras de Elgar, Berlioz, Schubert J. Strauss Jr., Carlos Gomes, Tchaikovsky, Liszt e Bizet. A regência é do maestro Marcos Arakaki.

 

7) Mostra destaca Paulo Leminski

O Sesc Contagem-Betim (rua Padre José Maria De Man, 805, Novo Riacho, Contagem) vai receber a segunda edição do projeto “Mostra Literária”. A iniciativa busca ampliar o acesso do público à obra e à história de escritores brasileiros que marcaram época. Até dia 31 de outubro, a unidade apresentará a Mostra Literária Paulo Leminski, composta por banners ilustrados pelo artista Fábio Dudas. O trabalho, exposto no Mezanino do Salão Principal, poderá ser visto todos os dias, de 8h às 21h.

 

8) Mercado.ria na Praça da Liberdade

No domingo (6), a Amadoria organiza na Praça da Liberdade a 3ª edição da feira Mercado.ria. O evento acontece de 10h às 18h e vai reunir cerca de 60 empreendedores e produtores locais para promover e valorizar a economia colaborativa de Belo Horizonte. Além dos expositores de moda, decoração, arte, artesanato e utilidades, a programação da feira conta com dj, comidas e bebidas, atividades para crianças.

 

10) Fim do Festival de Inverno da UFMG

O 49º Festival de Inverno da UFMG chega ao fim no sábado (5). Ao longo do dia, várias atrações ocupam o campus Pampulha. Às 17h, a Praça de Serviços recebe uma Tarde de Hip Hop, que começa com o show Sankofa, de Tamara Franklin e Douglas Din. A seguir, às 18h30, Zaika dos Santos apresenta o show Akofena, lançando seu segundo disco, que marca o protagonismo da mulher negra. Fechando o festival, às 20h, o auditório da Reitoria recebe o espetáculo “Isso te Interessa”, dirigido por Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro.

 

11) Oficina de origami no Espaço do Conhecimento

Os origamis impressionam: simples movimentos de dobradura se transformam em belas obras de arte. A prática tradicional japonesa, surgida no século 17, se espalhou pelo mundo e hoje tem muitos adeptos no Brasil. Na oficina “Usos do Papel”, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade) estimulará os visitantes a criar formas com as dobras, levando suas produções para casa. A atividade acontece no domingo (6), às 15h.

 

12) Mostra “Retratistas do Morro”

No sábado (5), será aberta no Memorial Vale (Praça da Liberdade) a exposição "Retratistas do Morro". A mostra traz fotografias de retratistas tradicionais do Aglomerado da Serra feitas desde os anos 70. São registros quase despretensiosos do cotidiano e acontecimentos como casamentos, nascimentos, batizados, jogos de futebol, velórios, formaturas, bailes e construções de barracos. Assim, a exposição deixa transparecer as mudanças que ocorreram, ao longo do tempo, nos cenários social, político, econômico e cultural no contexto do Aglomerado da Serra, a exemplo de outras favelas do país. Um bate-papo com os retratistas será realizado às 10h30.

 

13) Oficina de plantio de mudas

Neste domingo, às 16h, o Boulevard Shopping recebe uma “Oficina de Plantio de Mudas” (av. dos Andradas, 3.000), voltada para crianças. Os pequenos vão aprender a plantar de uma forma divertida e também entender a importância de preservar as nossas árvores. cada criança vai receber o seu potinho reciclado e tinta para enfeitá-lo como quiser. Depois, vão aprender o processo de plantio com terra, semente e água. Ao final da brincadeira, eles vão poder levar a muda que plantaram para casa.

 

14) Tizumba na Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor se encerra no sábado (5) com uma apresentação de Maurício Tizumba e Tambor Mineiro. A apresentação acontece às 18h. A feira pode ser visitada das 14h às 22h na sede do Sebrae Minas (av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada).

 

15) Café com Rock

Motos, rock'n roll e food trucks serão as atrações do Café com Rock, que acontecerá neste sábado (5) das 8h30 às 13h. O evento será na MotoRaja (av. Raja Gabáglia, 3127, São Bento), e contará com a presença de diversos food trucks e o show do artista mineiro Sandro Dornelas.

 

16) Bate-papo com artistas

A Galeria Periscópio (av. Álvares Cabral, 534) lança o projeto “Trajetória” para aproximar o público do artista no sábado (5), às 11h. O evento é gratuito, com vagas limitadas, e será o primeiro de uma série de bate-papos na galeria. Os artistas são convidados para uma conversa sobre seus processos de criação e pontos que considerem importantes em seus percursos artísticos, visando aproximar mais os participantes da produção do artista convidado em um ambiente acolhedor e aberto ao diálogo. Para mais informações: 3567-0881 (RSVP).

 

17) Skate gratuito em Contagem

A Academia do Skate chega ao ItaúPower Shopping, em Contagem, neste sábado (5). Jovens de 7 a 17 anos de idade terão à disposição uma pista de skate com obstáculos nos estilos street e vertical. Instrutores capacitados ficarão à disposição dos participantes que quiserem aprender a prática. Além disso o projeto ainda contempla palestras educativas e um concurso de manobras. Até dia 27 de agosto.