Projeto em comunidades quilombolas no Vale Jequitinhonha lança livro, vídeos e site

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/05/2017 às 18:32.Atualizado em 15/11/2021 às 14:33.

Regaste da história e cultura ancestral de comunidades quilombolas no Vale do Jequitinhonha ganhou um registro eterno. Livro e 30 vídeos de curta duração, além de um portal com todo o material documentado durante três anos na região serão lançados na próxima terça-feira (16), em Belo Horizonte.

O evento também marca a entrega de certificados a algumas comunidades remanescentes de quilombos. Foram pesquisadas 59 comunidades quilombolas de quatro municípios: Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa.

A festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, realizada há 192 anos em Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, conquistou o registro de Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado. O reconhecimento foi concedido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

A determinação de manter intactas as tradições da festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos por 192 anos rendeu ao município de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, uma honra imensurável: o registro como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado, concedido pelo Iepha.

Histórico

.


SERVIÇO

Lançamento: Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória.

Data: 16 de maio, terça-feira, às 11h.

Local: Auditório da Cemig, na avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho, Belo Horizonte.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por