Ralph Lauren deixa o comando de seu império da moda

AFP
30/09/2015 às 13:45.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:54
 (AFP PHOTO/Stan HONDA / FILES)

(AFP PHOTO/Stan HONDA / FILES)

Ralph Lauren, criador da marca Polo e figura importante da indústria da moda, deixará a presidência de seu grupo, anunciou a empresa. Lauren, de 75 anos, será substituído em novembro por Stefan Larsson, um estilista sueco, de 41 anos, que até agora comandava a rede de roupas Old Navy, uma filial do grupo Gap no segmento de preços baixos, segundo um comunicado oficial. Ralph Lauren não vai se aposentar, pois continuará como presidente executivo e diretor de criação.

"Meu papel é pensar permanentemente no futuro desta empresa e na maneira de fazer com que avance", afirmou. O celebrado estilista elogiou as qualidades de Larsson, sua "sensibilidade", sua "honestidade" e "autenticidade", o apresentando como alguém "excepcionalmente talentoso". "Brindará nossa empresa com uma perspectiva fresca e global", disse. "Somos líderes em nossa indústria há quase 50 anos e isso é só o começo".

Larsson aumentou as vendas da Old Navy, cujo faturamento cresceu sem parar desde que assumiu a liderança da marca, há três anos. Antes disso passou 15 anos na gigante sueca H&M. Sua saída é um golpe duro para o grupo Gap, cuja marca homônima, junto com a Banana Republic, estão com problemas, diferente da Old Navy. "Hoje temos todos os elementos para que nossa atividade registre um crescimento perene", disse Ralph Lauren, que tem uma fortuna estimada em 6,2 bilhões de dólares e  ocupa o 74º lugar na lista da revista Forbes dos 400 americanos mais ricos. O famoso criador passa para Larsson o comando da marca que criou desde a primeira peça.

Estilo 'preppy'
A empresa tem atualmente mais de dez marcas diferentes e possuía, no final de 2014, mais de mil pontos de venda em todo o mundo, além das 466 lojas próprias. Em 2014 a marca Ralph Lauren registrou um volume de negócios de 7,6 bilhões de dólares, com um lucro líquido de 702 milhões de dólares. Em cinco anos, as vendas do grupo duplicaram (+53%), assim como o lucro líquido (+46%). Mas os últimos resultados financeiros decepcionaram e a ação perdeu 43% de seu valor nos últimos doze meses.

Criado em uma família judia ortodoxa do bairro novaiorquino do Bronx, Ralph Lifshitz - seu verdadeiro nome - é um autodidata da moda que nunca frequentou uma escola de design e aprendeu tudo fazendo. Em 1967, após ser agente de vendas para uma fabricante de gravatas, lançou sua carreira solo e criou sua própria linha sob a marca Polo, rompendo a sobriedade da época e inventando gravatas grandes com estampas, muitas vezes de jogadores de polo.

Conseguiu seduzir muitas das grandes lojas nova-iorquinas e finalmente abriu suas próprias lojas, construindo um império mundial que envolve moda, acessórios e perfumes. Sua aspiração era ser elegante, após passar a infância sonhando com roupas que não podia se permitir comprar. Ao longo dos anos contribuiu para criar o estilo americano, mistura de elegância e divertimentos. Inventou a imagem de jovens de uma aristocracia fantasiosa, com um estilo clássico de fantasia e cor. Trouxe assim um título de nobreza ao estilo "preppy", diretamente derivado do neoclassicismo dos estudantes das universidades americanas de maior prestígio. "Quando eles começarem a criar coisas que eu não entenda, deixarei", disse ao New York Times. "Mas não sinto que estou me aposentando agora".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por