Rede Minas cria programa 'concorrente' ao 'Roda Viva'; estreia é nesta segunda

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
05/01/2018 às 17:16.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:37
 (Rede Minas/Divulgação)

(Rede Minas/Divulgação)

O “Roda Viva”, tradicionalíssimo programa de entrevistas produzido pela TV Cultura, é a inspiração para uma nova atração da Rede Minas. Com estreia marcada para esta segunda-feira (8), o “Voz Ativa” terá sempre um entrevistado no centro de uma roda formada por jornalistas e especialistas, com mediação do experiente Florestan Fernandes Júnior.

Na edição de estreia, o entrevistado é o dramaturgo e diretor de teatro José Celso Martinez, ícone das artes cênicas no Brasil. Nela, o criador do Teatro Oficina esbanja ousadia, bom humor e irreverência ao tratar de temas como a disputa com Silvio Santos por causa da construção de um shopping e a nova montagem de “O Rei da Vela”, 50 anos depois das apresentações que marcaram a história do teatro brasileiro.

Entre os convidados para dialogar com Zé Celso estão o diretor João das Neves, referência no teatro político brasileiro, a diretora do grupo Oficcina Multimédia, Ione de Medeiros, e a jornalista Carla Jimenez, editora brasileira do El País.

Referência

Tudo no novo produto remete ao “Roda Viva”, programa que já foi referência na TV brasileira, mas atualmente recebe críticas severas dos intelectuais por ter se tornado um produto de conteúdo menos aprofundado. O “Voz Ativa” será exibido às segundas-feiras, às 22h15, mesmo horário do “concorrente” produzido pela TV Cultura.

A referência também está presente no nome do novo programa – por causa do verso da música “Roda Viva”: “a gente quer ter voz ativa”. Por sinal, a música de Chico Buarque está na abertura da atração, com versão de Fernanda Porto.

Vale lembrar que o compositor exigiu, em novembro de 2016, que o programa da TV Cultura retirasse a música “Roda Viva” da abertura, por não concordar com a linha editorial da atração. Na época, havia sido exibida uma entrevista com Michel Temer em que temas espinhosos haviam sido deixados de lado pelos entrevistadores convidados.

Próximos programas

Entre os próximos entrevistados dos “Voz Ativa”, estão o cientista político Jessé Souza, autor de “A Elite do Atraso”; do secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira; da filósofa e feminista Djamila Ribeiro; do estilista Ronaldo Fraga; e do coreógrafo do Grupo Corpo, Rodrigo Pederneiras.

O programa irá ao ar pela Rede Minas toda segunda-feira, a partir do dia 8, às 22h15. Em edição especial para rádio, com uma hora de duração, será apresentado às terças-feiras, a partir do dia 9, às 21h, na Inconfidência FM. Aos domingos, a partir do dia 14, às 22h, o programa vai ao ar pela Inconfidência AM.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por