Argentina sofre, mas derrota o Irã com golaço de Messi aos 46

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
21/06/2014 às 15:02.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:05
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Nem mesmo um roteirista de filme de Hollywood poderia escrever "filme" como o que aconteceu neste sábado (21), na partida entre Argentina e Irã, no Mineirão, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo. Sem conseguir penetrar na defesa adversária, a Argentina sofreu para derrotar os iranianos por 1 a 0, e só saiu de campo com os três pontos graças a um gol do astro Lionel Messi, aos 46 minutos do segundo tempo. 

Os mais de 30 mil “Hermanos” cumpriram a promessa e invadiram o Mineirão, que registrou um público de 57.698 torcedores. Fazendo uma festa que começou muito antes da bola rolar, com a torcida argentina cantando muito nas arquibancadas do Gigante da Pampulha. A festa só foi interrompida pela aguerrida seleção iraniana, que jogou recuada os mais de 90 minutos, apostando nos contra-ataques, tendo inclusive três grandes chances de abrir o placar.

O primeiro tempo foi um verdadeiro treino de ataque contra defesa, onde os argentinos tocavam a bola em busca de uma brecha na defesa iraniana, mas sem sucesso. No segundo tempo os iranianos foram ao ataque dispostos a aprontar uma zebra. E tiveram três ótimas oportunidades, mas Romero salvou os "hermanos" com grandes defesas.

No finalzinho, Messi salvou a Argentina marcando um golaço com a sua assinatura. Ele recebeu fora da área, cortou para o pé esquerdo e acertou um lindo chute no canto direito de Haghighi.

Na terceira e última rodada, a Argentina encara a Nigéria, quarta-feira (25), às 13h, no Beira Rio, em Porto Alegre (RS). No mesmo dia e horário, O Irã encara a Bósnia e Herzegovina, na Fonte Nova, em Salvador (BA).

Veja abaixo o vídeo da festa da torcida da Argetina do Mineirão:

 

 

O jogo


O primeiro a chegar foi o Irã, logo aos quatro minutos. Após cruzamento, Hosseini ganhou na jogada aérea e cabeceou à esquerda do gol de Romero. O lance fez a Argentina acordar, na sequência Zabaleta tabelou pela direita e cruzou rasteiro para Aguero que não dominou dentro da pequena área.

A partir daí, apoiado pela imensa torcida que tomou conta do Mineirão, a partida se tornou um treino de ataque contra defesa. Aos 12 minutos quase os hermanos abriram o placar. Após ótima bola enfiada por Gago, Higuaín finalizou de dentro da área. Atento, o goleiro Haghighi fechou bem o ângulo e fez ótima defesa.

A pressão continuou, aos 18 foi a vez de Di Maria desperdiçar uma oportunidade. Livre, na entrada da área, o jogador do Real Madrid chutou sobre o gol iraniano. Aos 21 novamente a Argentina chegou com perigo. Após tabela de Aguero e Higuaín, o atacante do Machester City chutou forte para nova intervenção de Haghighi.

Aos 23, após cobrança de escanteio, Rojo ganhou no alto e cabeceou à esquerda do gol de Haghighi. Depois disso, a Argentina voltou a assustar apenas aos 32, com Messi cobrando falta da entrada da área. A bola passou sobre o gol do Irã. Em nova cobrança de falta aos 35, Messi cruzou na cabeça de Garay, mas o zagueiro cabeceou novamente por cima do gol de Haghighi.

A grande chance do Irã no primeiro tempo só aconteceu aos 41 minutos. Após escanteio Hosseini ganhou no alto e cabeceou por cima do gol de Romero, tirando tinta do travessão.

Segundo Tempo

Assim como em toda a etapa inicial, o segundo tempo começou com a Argentina rodando a bola em busca de uma brecha na retranca iraniana. Mas quem quase abriu o placar foi o Irã, em excelente contra-ataque puxado por Shojai, Reza ganhou no jogo aéreo e cabeceou no meio do gol para ótima defesa de Romero, no melhor lance da partida até o momento.

Somente aos 14 minutos a Argentina respondeu. Messi arrancou com a bola dominada no meio-campo e finalizou colocado da entrada da área. A bola passou a centímetros da trave direita de Haghighi.

A partir daí os iranianos começaram a acreditar que podiam vencer a partida e foram ao ataque. Em resposta a Argentina avançou sua marcação, mas ao invés de complicar a saída de jogo do Irã, eles deram espaços para os contra-ataques.

Aos 22 minutos novamente quase os iranianos marcaram. Após cruzamento de Montazeri, Dejagah cabeceou para outra grande defesa de Romero. Seis minutos mais tarde, a Argentina devolveu o susto. Em boa cobrança de falta, Messi acertou a rede pelo lado de fora de Haghighi, arrancando suspiro dos torcedores.

Aos 29, foi a vez de Di Maria testar o goleiro iraniano, após receber passe de Rojo, ele finalizou cruzado para mais uma defesa de Haghighi. Sem conseguir furar o ferrolho iraniano os Argentinos se calaram nas arquibancadas e o time sentiu isso em campo.

Aos 39, Palácios recebeu lançamento dentro da área e tentou surpreender Haghighi. Mas o goleiro estava atento e espalmou para escanteio. Após a cobrança o Irã partiu em rápido contra-ataque e por pouco não marcou. Reza recebeu enfiada e finalizou no canto esquerdo de Romero, que pela terceira vez na partida salvou a Argentina.

Mas todo o esforço iraniano foi por água abaixo aos 46 minutos do segundo tempo, quando o craque e camisa 10 da Argentina, Lionel Messi cortou para a perna esquerda e chutou de fora da área acertando o canto direito de Haghighi que nada pôde fazer.

     

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por