Remasterizado, '2001: uma odisseia no espaço' será reexibido no cinema em sessão única

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
24/05/2017 às 21:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:42

Na terça-feira, 30 de maio, às 20h, a Rede Cinemark exibe a versão remasterizada do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), na nova temporada do projeto Clássicos Cinemark. A obra, do cineasta Stanley Kubrick, lançado em  29 de abril de 1968, conta a história de uma equipe de astronautas enviada à Júpiter para investigar, abordo da nave Discovery, o enigmático monolito negro. 

O filme surgiu de uma parceria entre Kubrick e Arthur C. Clarke, autor do conto “A Sentinela” - que serviu de inspiração para montar o roteiro. Os dois trabalharam simultaneamente na produção, buscando maneiras de expressar a relação do homem com o universo.

Uma curiosidade é que grande parte do filme não tem diálogos. A primeira conversa surge somente após 26 minutos do começo do filme, enquanto no final há outros 23 minutos de cenas em silêncio. A ideia foi transmitir ao espectador a sensação de estar no espaço, sem a propagação de som.

O impactante visual de '2001', que deu a ele o Oscar de Melhor Filme de Efeitos Visuais em 1969, deve-se em boa parte à criatividade de Kubrick e sua equipe, já que na época não havia muitos recursos tecnológicos. Por exemplo, para as cenas na Lua, a equipe importou e pintou toneladas de areia.

Os ingressos podem ser adquiridos no site da Rede (www.cinemark.com.br) ou na bilheteria do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6.061), e custam de R$4 a R$16.

Relembre o trailer: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por