Repertório de Shakespeare, com Thiago Lacerda e Giulia Gam, estreia em BH

Hoje em Dia
23/10/2015 às 11:21.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:11

Três anos após encenar a elogiada versão de Hamlet, com Thiago Lacerda, , Ron Daniels, brasileiro radicado em Nova York, e um dos principais diretores teatrais da britânica Royal Shakespeare Company de Stratford-upon-Avon, está de volta ao País para levar aos palcos duas novas montagens do repertório do bardo inglês: A tragédia “Macbeth” e a comédia “Medida por Medida”. Escritas no fim do século XVI, entre 1603 e 1607, ambas as peças falam do poder, da corrupção e dos dilemas éticos e morais nas esferas pública e privada, mas em tratamentos e estruturas distintas. Os espetáculos terão a estréia oficial na capital paulista em novembro, numa realização do Sesc São Paulo. Antes, o público mineiro vai assistir à pré-estreia nacional, em Belo Horizonte, dentro da programação do projeto Teatro em Movimento. As apresentações ocorrem no Cine Theatro Brasil Vallourec, nos dias 29 e 31 de outubro e 1º de novembro, quinta e sábado, às 21h e domingo, às 19h.

Com o mesmo elenco de 14 atores - Ana Kutner, André Hendges, Fábio Takeo,  Felipe Martins, Giulia Gam, Lourival Prudêncio, Lui  Vizotto, Luisa Thiré, Marco Antônio Pâmio, Marcos Suchara, Rafael Losso, Stella de Paula,  Sylvio Zilber e Thiago Lacerda - as duas peças estarão em cartaz na mesma temporada em revezamento de dias e horários. Os atores também se revezam nos personagens; os protagonistas de uma peça interpretam os segundos papéis na outra, dando ao público a oportunidade de apreciar a versatilidade dos atores em papéis diferentes, no exercício do jogo cênico, em dias alternados.

A atriz Giulia Gam, por exemplo, interpreta Lady Macbeth e também a Sra. Bem-passada, uma mulher de bordel, em “Medida por Medida”. Já Thiago Lacerda fará Macbeth, o herói de guerra que se transforma em um assassino inescrupuloso e bestial, e o conselheiro moralista Angelo em “Medida por  Medida”. Marco Antônio Pâmio e Luisa Thiré protagonizam “Medida por Medida”; o ator será Macduff em “Macbeth” e o Duque em “Medida por Medida”, ao lado da atriz que interpreta Isabella, em “Medida por Medida” e Lady Macduff, em “Macbeth”.

Desde julho de 2015, Daniels está no Rio de Janeiro e até a estreia pretende concluir a maratona de mais de 800 horas de ensaios. O diretor também foi responsável pela fundação do Teatro Oficina, ao lado de José Celso Martinez Corrêa e Renato Borghi, dirigiu Rei Lear, em 2000, protagonizado pelo ator Raul Cortez e ao todo contabiliza 41ª encenações de Shakespeare, entre montagens nacionais e internacionais.  “Nos reunimos para este projeto artístico em torno da montagem das obras de Shakespeare no Brasil,  uma continuidade natural do trabalho iniciado em  “Hamlet”, com novos atores de escolas e realidades diferentes que se juntam ao núcleo anterior vindo do elenco do “Hamlet”. Parece até que formamos uma companhia teatral!”, explica Daniels.

De Belo Horizonte, a peça segue para O Sesc Vila Mariana, em São Paulo para 44 apresentações - de 05 de novembro a 31 de janeiro, com intervalo para o recesso de fim de ano, de 21/12 a 06/01/2016. Depois segue para o Rio de Janeiro.

Três perguntas para Ron Daniels

Por que a escolha das duas peças e há pontos de convergência entre elas?

Ron Daniels - “Macbeth” e “Medida por Medida” são peças que refletem sobre como nós lidamos com o nosso amor, nossa vida e nosso medo da morte, e também como exercemos o poder e governança. São duas peças sensacionais, com uma dramaturgia vigorosa e cheia de vitalidade, com narrativas que abrangem tanto a ação quanto a metafísica, e que são capazes de proporcionar um verdadeiro gozo de teatro.

Uma curiosidade: muita gente de teatro teme dizer a palavra Macbeth! Dizem que traz o mau olhado, a má sorte. Marcos Daud, por exemplo, um dos tradutores, sempre se refere à peça como "A escocêsa", ao próprio Macbeth como "o dito cujo" e à Lady Macbeth simplesmente como "a Lady". Talvez isso seja porque a peça exige um mergulho na escuridão terrível da mente de um criminoso e isso pode criar um grande mal-estar no elenco.

Mas ao ensaiar o Macbeth ao lado do “Medida por Medida”, uma peça deliciosa e cheia de vida e alegria, que não termina com a morte dos protagonistas, mas sim com a felicidade e o casamento, esse mal estar nunca se realiza. Pelo contrário, o bom humor, o riso, o bem-estar parecem estar sempre presentes na sala de ensaio.

Por isso espero também que o público venha ver as duas peças lado a lado - o nosso Repertório Shakespeare - para que ele possa se aprofundar tanto em duas das mais importantes obras primas do teatro mundial, como para compartilhar conosco deste gostoso bem-estar.
 
Como fazer uma montagem de Shakespeare que seja brasileira sem ser folclórica?

Ron Daniels - O teatro do Shakespeare me parece ser algo muito mais perigoso, subversivo, muito mais intelectual e emocionalmente muscular, desafiador, do que folclórico e bonito. Entendo suas peças como algo que não seja precioso, algo que seja direto, que qualquer um possa entender com grande clareza, não apenas a narrativa, mas todas as palavras, como se fossem palavras faladas na rua. Vamos procurar uma linguagem popular. Não uma linguagem erudita, elitista. Só assim chegaremos a algo completamente contemporâneo, um teatro cheio de paixão, com uma audácia feita com o coração, com um calor imediato - este, a meu ver, é o teatro do Shakespeare, em qualquer linguagem.

Sempre falamos de levar o teatro para a rua....mas que tal levarmos a rua para o teatro? Esse é o nosso ponto de partida.

A realidade política brasileira entra em cena?

Ron Daniels - Certamente. Mas Shakespeare não escreveu nenhuma peça sobre seu próprio tempo.  Ele sempre criava um sonho, uma fantasia, longe da sua terra natal. As suas peças se situam em lugares a que ele nunca foi, em tempos antigos que ele não conheceu. E Shakespeare não procura mudar o mundo, por pior que este mundo seja. Ele não está à procura de soluções. Ele apenas nos faz olhar profunda e rigorosamente a nós mesmos, às nossas contradições, e nos dá, assim, uma visão das infinitas possibilidades humanas.


Serviço: “Repertório Shakespeare”
“Macbeth”
Classificação: 14 anos - Duração: 100 minutos - Gênero: Drama
Dias /horários: 29 de outubro e 1º de novembro, quinta às 21h e domingo às 19h
“Medida por Medida”
Classificação: 14 anos / Duração: 110 minutos / Gênero: comédia política
Dia/horário: 31 de outubro, sábado às 21h


Local: Cine Theatro Brasil Vallourec – Av. Amazonas, 315 - Centro
Informações: 31 3201 5211 - www.teatroemmovimento.art.br
Ingressos: Plateia IA: 70,00 R$  / Plateia IB: R$60,00 / Plateia II: R$ 50,00
Vendas: bilheteria do teatro  - www.compreingressos.com

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