Rio Doce é tema de livro infantil que será lançado hoje

Vanessa Perroni
vperroni@hojeemdia.com.br
28/10/2016 às 17:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:25
 (Divulgação)

(Divulgação)

Perto de completar um ano da tragédia ambiental ocorrida em distritos de Mariana, o escritor mineiro Leo Cunha e o ilustrador André Neves lançam o livro “Um Dia, Um Rio” na tarde deste sábado. Com um texto poético e literariamente rico, sem ser hermético, o autor conta a história do Rio Doce em primeira pessoa para o público infantil.

O livro se divide em três momentos: o rio antes do desastre e a relação com as pessoas no entorno; o momento do rompimento da barragem e o pós desastre. “Ele (o livro) entra no universo simbólico para gerar uma sensibilização. Sem fazer algo engajado demais ou demagógico”, conta Leo Cunha, que soma mais de 50 títulos infantis. 

A obra deixa margem para várias leituras. “Quando falo do rio, estou falando da natureza como um todo. Quantos rios e praias não estão sendo destruídos?”, questiona. A ilustração de André Neves potencializa o texto de Leo Cunha. Nos momentos em que a escrita deixa algo subentendido, a arte guia o leitor. “Antes do desastre, o fundo da ilustração é branco. Em um segundo momento, o rompimento da barragem aparece na ilustração, com a máquina que cospe lama”, exemplifica Leo. 

Ao fim, ainda há esperança. A obra não finda no lamento e desalento do rio, e termina com a frase “Serei um rio, um dia”. “Quem sabe, a gente refletindo e mudando nosso comportamento diante do mundo não transformamos essa realidade”, pontua o autor.

Com esse final, o livro ganhou mais duas páginas de ilustração, com crianças se divertindo nas águas do rio. “É um desejo, um sonho e a esperança de um rio futuro”, finaliza.

Serviço: Lançamento do livro “Um Dia, Um Rio”. Espaço Cultural Idea (rua Bernardo Guimarães, 1200), sábado, às 16h. Entrada franca 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por