Ronaldo Fraga desfila seu futebol no Ceu Butantã

Lady Queiroz - Hoje em Dia
21/03/2013 às 07:52.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:06
 (Agência Fotosite)

(Agência Fotosite)

A Luminosidade, empresa que organiza as semanas de moda SPFW e Fashion Rio, realiza em parceria com a Prefeitura de São Paulo uma programação especial em quatro unidades do Centro Educacional Unificado (CEU) da capital.

O estilista mineiro Ronaldo Fraga participa do projeto e desfila sua coleção verão 2014, nesta quinta-feira (21), às 11h, no CEU Butantã. Estarão presentes o prefeito Fernando Haddad, o Secretário de Educação Cesar Callegari e o organizador e diretor criativo do SPFW, Paulo Borges.

Uma partida digna de craque com o futebol (tema da coleção verão 2014) de Ronaldo Fraga marcando gol na passarela. O estilista esmiuçou o tema nos mínimos detalhes. Na Bienal, no desfile dessa quarta-feira (20), o piso da passarela mais parecia um campo de futebol de várzea. No palco montado na sala 1 onde aconteceu o desfile, Célio Balona e sua turma orquestraram sambas e clássicos do futebol em tom de tango.

Encantado pelas histórias que ouvia de seu pai, José Fraga, goleiro do extinto Sete de Setembro (fundado em 1913), e do futebol inocente e romântico dos anos 30, 40 e 50, o estilista contou, através das roupas, um pouco da história dessa paixão nacional. "Começamos o desfile com uniformes de seda e linho, lembrando o início do futebol no Brasil, quando as roupas dos jogadores eram requintadas. Depois os times passaram a usar tricô.

 

Futebol foi inspiração do estilista mineiro Ronaldo Fraga, no SPFW. (Agência Fotosite/Divulgação)

 

Fizemos então peças em crochê para lembrar esse período", conta Ronaldo, que apresentou ao público vestido de alça grossa todo em crochê de linha de pesca e com listras coloridas, trabalho da designer Ana Vaz.

Listras essas que serviram, segundo Fraga, de artifício para confundir o adversário no campo. Também foram mostradas nas blusas bordadas em tiras vermelhas sobre o algodão branco para homenagear o Sete de Setembro, time no qual seu pai, José Fraga, atuou como goleiro.

Outra referência importante do futebol, o jogador Leônidas da Silva, mais conhecido como Diamante Negro, foi lembrado no blazer de linho cinza e com amarração de cadarço. Segundo Fraga, para impressionar seus pais que sonhavam que Diamante Negro fosse um doutor, o jogador sempre aparecia fora dos gramados vestindo terno.

O Futebol de Ronaldo não para por aí. Não passou despercebido o sapato-chuteira com frente aberta, da designer mineira Virgínia Barros, tampouco bolsas em formato de rádio assinadas por ela.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por