O “Sempre Um Papo” acaba de lançar sua 8ª edição de DVDs educativos. A caixa “Sempre um Papo 2016 – Cultura para a Educação VIII” traz cinco discos contendo em cada um deles três palestras de escritores que lançaram livros e conversaram com o público do projeto ao longo do ano. Ao todo, mil caixas serão distribuídas para as escolas públicas estaduais de Minas Gerais, sob a coordenação da Secretaria de Educação de Minas Gerais.
 
Conforme Afonso Borges, idealizador do projeto, os autores foram escolhidos de acordo com a relevância do tema do livro e debate realizados e editados para tornar possível o estudo nas salas de aula. Por isso, as conversas que, em geral, duram uma hora, foram reduzidas para, no máximo, 15 minutos. 
Entre os nomes presentes nos DVDs, Frei Betto, Mário Sérgio Cortella, Leonardo Boff, Luiz Ruffato, Adélia Prado, Marcia Tiburi, Cris Guerra e Ruy Castro.
 
30 anos de história
O trabalho sela o ano em que o “Sempre Um Papo” completou 30 anos. Borges destaca que, durante este tempo, o projeto já esteve em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5 mil eventos com um público estimado em 1,6 milhão de pessoas. “É uma história bonita em torno da literatura”, diz. 
 
Ele destaca ainda o fato de o encontro presencial com o autor ter sido estendido para a televisão, uma vez que é exibido há 11 anos, aos domingos, na TV Câmara e de ter “adotado” bibliotecas comunitárias de Minas por meio do programa “Ler Convivendo”, em vigor há 9 anos, no qual há doação de livros e palestras com escritores.
 
Apesar do sucesso, Borges afirma que o “Sempre Um Papo” também foi atingido pela crise política-econômica brasileira. “No entanto, é nessa hora que conto com o nosso maior patrimônio, que é a credibilidade de 30 anos de trabalho”, pontua, ao dizer que foi assim que conseguiu cumprir as metas de 2016 e já se prepara para 2017. Marcelo Rubens Paiva, Amyr e Marina Klink e Cristovão Tezza já estão confirmados.