Sentadas no desfile do Experimento Nohda, no início da tarde de terça (25), um grupo de quase dez meninas atraía flashes. As blogueiras mais conhecidas do país tinham o mesmo cabelo, a mesma maquiagem e, curiosamente, a mesma roupa.

O terceiro dia da São Paulo Fashion Week foi uma espécie de convenção de patricinhas, com grifes que resumem a silhueta, a cor, o volume e os sapatos mais fotografados dos blogs e que norteiam o guarda-roupa das adolescentes.

Entre as grifes de "it girl" está a Lolitta, que diminuiu a metragem dos panos para enveredar pela moda praia. Uma praia sem mar, vale dizer. As roupas são para as fotos no bar da moda dos balneários por onde transitam as moças.

São biquínis e maiôs recortados na cintura com amarrações que ostentam logos e cintos com o nome da marca.

Os vestidos curtos, com babados na barra, e o decote ombro a ombro devem agradar essas celebridades do Instagram, assim como as saídas de banho em renda de tricô tingidas de tons neon como rosa, amarelo e laranja.

Na mesma linha garota do Snapchat, a A.Brand ofereceu uma versão mais descolada desse baile, com muitas calças largas, peças de renda e parcas "oversized", para citar o jargão da moda.

Camisas azuis extra grandes -no estilo "roubei do namorado", como dizem as garotas-, peças de ráfia transparentes e babados aplicados em saias assimétricas completam a coleção.

Em suma, um bem bolado inteligente de todas as tendências da passarela internacional que devem dar as caras nos "trending topics" da moda.

TRICÔ

Nesse bojo, uma surpresa. A Nohda foi ponto fora da curva da estética garota-rica-barroca. Casacões matelassados, coletes de corte preciso sob calças (mais uma vez largas) e saias com grandes laços na cintura desconstruíram qualquer imagem correta demais.

O tricô aparece pontualmente, além dos minibordados em vestidos de renda, gola alta e babados no colo. O resultado final é monástico, imponente e, acima de tudo, bonito de se ver.

Tão belo quanto o desfile de Fernanda Yamamoto, um estudo matemático da alfaiataria. Uma das estilista mais técnicas da programação do evento, ela constrói volumes usáveis e pepluns rígidos de gorgorão de seda com tela.

YAMAMOTO: muito bom
LOLITTA: regular
E. NOHDA: muito bom
A.BRAND: bom