Está sem dinheiro no bolso? Não se preocupe. Belo Horizonte e interior estão cheios de opções de diversão com entrada gratuita. Há opções para quem gosta de música, de teatro e, especialmente, de feirinhas gastronômicas ao ar livre. Confira as opções culturais gratuitas do fim de semana:

 

SEXTA (18)

Clássicos

O MIS Cine Santa Tereza (Praça Duque de Caxias) recebe clássicos do cinema no fim de semana que merecem ser vistos e revistos na tela grande. A mostra Conexão Homem Máquina apresenta na sexta, às 19h30, “Blade Runner”. No sábado, tem “Wall-E”, às 17h, e “2001: Uma Odisseia no Espaço”, às 19h. No domingo, é a vez de “Animatrix”, às 17h, e “Matrix”, às 19h.

 

SÁBADO (19)

Lançamento

O Sempre Um Papo recebe as escritoras mineiras Laura Conrado e Marina Carvalho para o debate e o lançamento do livro "Literalmente Amigas" (Bertrand Brasil) neste sábado, às 11h. Juntas, elas contam a história de Gabi e Lívia, que se conheceram em uma comunidade sobre literatura em uma extinta rede social, mas não imaginavam que se tornariam melhores amigas e criariam um blog de resenhas literárias, o Literalmente Amigas. Desde então, elas são inseparáveis, apesar das personalidades muito diferentes. No entanto, tudo muda, quando ambas são selecionadas para disputar a mesma vaga numa grande editora. No Hub Minas Digital – Arena Edifício Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade.

 

Teatro Negro e Atitude

A Fundação Municipal de Cultura promove sábado e domingo, às 19h30, no Teatro Francisco Nunes (parque municipal), o espetáculo "A Toque de Caixa! – Pessoa inviabilizada. Negra. Guardiã de Ancestralidade", do Grupo Teatro Negro e Atitude. A peça faz uma reflexão sobre a desigualdade vivida pela população negra brasileira no mercado de trabalho. O trabalho propõe uma discussão da posição de invisibilidade do sujeito negro nas relações de trabalho que se estabeleceram historicamente, estruturando a desigualdade social no país.

 

Lili Canta o Mundo

A Lili já nasceu espreguiçando! Logo que ela abriu os olhos pela primeira vez, olhou para um lado, para o outro e pensou: é um mundo inteirinho pra mim!". Assim tem início o musical infantil “Lili Canta o Mundo”, atração do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade), sábado, às 17h. O espetáculo traz ao museu música, cor e poesia em uma homenagem à obra do escritor gaúcho Mário Quintana. Os sons são variados: violão, ukelelê, flauta doce e flauta transversal acompanham as vozes marcantes de Irene Bertachini e de Cristiano Gouveia.

 

Expedição BioAntártica

As crianças vão poder conhecer mais sobre a Antártida e se transformarem em biólogos por um dia na atividade Expedição BioAntártica, realizada neste sábado, às 18h30, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade). O percurso pela mostra explora curiosidades sobre os animais que vivem em território antártico. Além de pinguins e baleias, o público vai descobrir seres pequeninos que podem ajudar a curar doenças. Um painel com centenas de fungos exibe a beleza do microscópico, além de sua importância em pesquisas de saúde. A partir dos 6 anos.

 

Um Dia Luminoso

Quem pensa que os livros têm dia para acabar pode estar enganado. A tecnologia tem sido integrada à literatura, dando vida a obras como “Um Dia Luminoso”, que será lançado sábado, às 11h, no Espaço do Conhecimento UFMG. A publicação é do novo selo infantil da Editora UFMG, Estraladabão. Concebido por Adlane Vilas-Boas e Fabrício Fidélis, o livro conta a história de Jessica, uma criança que seguiu seus sonhos. As aventuras da personagem não ficam somente nas páginas do livro, que conta com a tecnologia QR Code para deixar a leitura mais interativa e divertida.

 

Zarafa

O projeto Cine Sabadinho, do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420), exibe neste sábado, às 10h, o filme “Zarafa”. Na trama, sob um baobá, um velho conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Em meio a uma longa jornada que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras.

 

Tiganá Santana

O Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade) traz o cantor, compositor e instrumentista baiano Tiganá Santana para apresentação única neste sábado, às 16h. Reconhecido por sua sonoridade afro-brasileira de múltiplas formas e eleito um dos dez músicos fundamentais do Brasil contemporâneo pela revista inglesa Songlines, Tiganá chega em Belo Horizonte com show intimista, no formato voz e violão, com repertório interamente autoral.

 

Claude Chabrol

Na mostra permanente Cineclube Francófono, será exibido neste sábado, o filme "Delegado Levardin" (1986), do diretor francês Claude Chabrol. No enredo, as tramas de um assassino são investigadas por um astucioso delegado. A sessão será comentada pelo pesquisador e crítico Roberto Cotta. Às 14h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537). 

 

DOMINGO (20)

Itatiaia

Neste domingo, Itatiaia, distrito de Ouro Branco/MG, promove a Feira de Artesanato e Gastronomia, das 9h às 17h, no adro da Matriz de Santo Antônio. O espaço se enche de barraquinhas, com exposição de artesanato local e venda de comidas típicas, em uma grande mostra da cultura da localidade. Tem bordados e trabalhos manuais, produzidos localmente, e a culinária característica do povoado: frango com quiabo e angu, pastel de angu, costelinha com ora-pro-nobis, feijão tropeiro, caldos e bebidas.

 

Beer Horizonte

A segunda edição do Beer Horizonte acontece neste domingo, das 11h às 20h, no quarteirão da avenida Getúlio Vargas, entre avenida do Contorno e rua Alagoas. Estão confirmadas 14 cervejarias artesanais - Avessa, Confrades, Dos Caras, Düun, Emmerich, Fatach, Krug Bier, São Jorge, Siberiana, Trinca, Vinil, Backer, Hofbräuhaus e Loba -e também oito food trucks com estilos variados de comida irão fornecer os comes e bebes para alegrar o público. Haverá ainda shows das bandas Sapotchen, Lithium e Lurex. Ingressos gratuitos devem ser retirados antecipadamente no site do Sympla.

 

Concerto

A Orquestra de Câmara de Ouro Branco dá continuidade à série de concertos que realiza por Minas Gerais no Circuito Cultural 2018. O grupo se apresenta neste domingo, às 17h, na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Ouro Preto. Criada em 2001, a Orquestra é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. Um dos objetivos do jovem grupo jovem é valorizar e incentivar a composição contemporânea de música erudita, além de apresentar também um repertório que abrange compositores dos mais diversos períodos.

 

Festival de Churrasco

Neste domingo, os fãs de cerveja e carne poderão conferir o Em Brasa BBQ – Festival de Churrasco, realizado neste domingo, das 11h às 21h, na rua Tomé de Souza, na Savassi. O público poderá degustar porções de costela fogo de chão Angus, picanha Angus, ancho Angus, picanha de cordeiro, linguiça ao vinho e também ancho suíno, sobrecoxa desossada na cerveja e batatas assadas. A música também merece destaque a animação está garantida com a presença do DJ Siman, a dupla sertaneja Ronaldo e Rafael e a banda Dib Six.

 

Brincadeiras

Neste domingo, o Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000) traz um lugar especial para as crianças se divertirem: o Espaço de Brincar, em parceria com a Aldeia Jabuticaba. A atração faz parte da programação do Boulevard Kids. O acesso é gratuito e acontece a partir das 14h30 no BeGreen, Piso 2 do shopping. Durante a tarde, as crianças vão encontrar um local preparado com atividades desafiadoras e estimulantes que farão objetos de uso do cotidiano ganharem novas funções e dividirem espaço com os brinquedos tradicionais, como carrinhos, bonecas, pernas de pau etc.

 

Circovolante

O Circovolante estreia, na Praça Gomes Freire, em Mariana, o show musical "Clavestrovas & Rock and Roll" neste domingo, às 18h30, no Festival Viva Mariana. Com Xisto Siman e João Pinheiro nos vocais, o repertório promete animar o público com músicas variadas, passando pelas tradicionais canções circenses e rocks, como "Farofa Fa", "Que país é esse?", "Eu quero é botar meu bloco na rua", "Frevo mulher", além de cirandas de autoria do Circovolante.

 

Encontro na Pracinha

Neste domingo, tem Encontro Na Pracinha, das 9h30 às 11h30, no parque Jacques Cousteau (rua Augusto José dos Santos, 366, Betânia). O evento promove encontros e piqueniques brincantes que valorizam a cultura da infância, que possibilitam o brincar próximo à natureza e resignificam a relação com a cidade, resgatando o sentimento de pertencimento. Promove a cultura e a arte, apresentando atrações de qualidade voltadas para o público infantil.