12ª edição do Festival Estudantil de Teatro exibe 17 espetáculos

Miguel Anunciação - Do Hoje em Dia
10/10/2012 às 11:09.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:58
 (Divulgação)

(Divulgação)

Milhões de prisioneiros de guerra foram transportados de trem para algum lugar distante, um lugar que não gostariam. Na maioria das vezes, para ser confinados, severamente maltratados, quando não sumariamente eliminados. Inúmeras obras artísticas já se ocuparam desta realidade violenta, abordada agora, em tom de comédia, por "Holoclownsto", do grupo Troupp Pas D’Argent, do Rio de Janeiro, atração de abertura da 12ª edição do FETO - Festival Estudantil de Teatro.

Desaconselhável para menores de 12 anos, duração aproximada de 1h10, o espetáculo ocupa o Teatro Oi Futuro só amanhã. Ingressos a R$ 6 e R$ 3 (meia), valores em vigor para 17 das 19 sessões de espetáculos (as outras duas têm entrada gratuita), que ocuparão quatro espaços da cidade até dia 21 deste mês: Galpão Cine Horto, Funarte MG e Teatro Marília, além do Oi Futuro.

Vasto programa

Essencialmente dedicado ao que se exercita nas escolas de teatro e ao teatro praticado em escolas de outras formações, o festival oferece de novo vasto programa nesta edição.

Além de 19 espetáculos (convocados por edital e escolhidos através de material em vídeo) produzidos em todas regiões do país, ainda promove oito oficinas gratuitas (o prazo de inscrições se esgotou no sábado, dia 6), encontros com professores de universidades do Brasil e do exterior, exposições temáticas (exemplo das duas rodadas da atividade denominada CaFETO), intercâmbios e vivências.

Ao ar livre

Entre as vivências, 11 professores de cidades de Mato Grosso (MT), relacionados a grupos amadores de teatro, foram convidados a acompanhar o festival e a observar de perto o que o teatro demanda e proporciona. Alguns deles só viram até hoje o teatro produzido a duras penas por eles mesmos.

Constantemente assediada por curiosos em conhecer os mecanismos da produção, a coordenação do festival decidiu lhes abrir caminho. No geral, são estudantes sem preparo nesta área tão fundamental atualmente, mas que as escolas não costumam disponibilizar.

Depois de acompanhar quais esforços o festival exige para propor suas ações, os estagiários de produção cuidarão do piquenique de confraternização, dia 20.

Brasil/Portugal

A despeito do gabarito inegável dos profissionais convidados para esta edição (como a iluminadora Telma Fernandes e a diretora Cida Falabella, para citar somente dois nomes), a relação de espetáculos escalados deverá gerar mais atenções.

Nunca teria sido tão difícil escolhê-los, afirma Bárbara Bof, co-idealizadora e da coordenação do FETO. Se previa escalar este ano 14 ou 15 montagens, mas 19 se impuseram. Duas são convidadas. Foram eleitas entre 125 propostas, enviadas de 54 cidades, de 17 estados. O interior de Minas e, curiosamente, Brasília terão quatro representantes. BH, Santa Catarina e Rio de Janeiro, três.

Além de "Holoclownsto", "Sinfonia Sonho" (baseado em "Precisamos Falar Sobre o Kevin", livro e filme); "Horácio", Shakespeare dirigido por Márcio Vito; e "Braseiro", parceria Salvador/Portugal, despertam mais expectativas.


http://fetobh.art.br/2012/

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por