A vida de dois ícones mexicanos nos palcos de BH

Patrícia Cassese - Hoje em Dia
28/05/2015 às 08:19.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:15
 (Divulgação)

(Divulgação)

Impossível falar em México sem lembrar dois ícones do país: Frida Kahlo (1907 – 1954) e Diego Rivera (1886 – 1957). Bem, os dois “desembarcam” agora em BH, por meio do espetáculo “Frida Y Diego”, de Maria Adelaide Amaral, que traz, no elenco, Leona Cavalli e José Rubens Chachá, além de dois músicos convidados. As apresentações (sábado e domingo) acontecem no Sesc Palladium. Em cartaz no Rio de Janeiro, a montagem abre uma brecha para essa passagem pela capital mineira – portanto, não se trata de uma parada dentro de turnê.

A encenação da história de amor entre dois artistas de personalidades tão marcantes tem como calço um texto original. Em 2013, Maria Adelaide Amaral foi convidada pelo diretor Eduardo Figueiredo e pelo diretor de produção do espetáculo, Maurício Machado, para colocar seu talento a serviço dessa tempestuosa relação que também já ganhou as telas de cinema.

Um ‘santista mexicano’

Já o convite feito a Chachá foi recebido como um presente, no momento em que o ator (atualmente no elenco de “I Love Paraisópolis”) comemora quatro décadas de trajetória artística. E não só por conta da responsabilidade de incorporar Rivera. “Me considero mexicano”, diz o santista, de 60 anos.

O porquê da dupla nacionalidade? Bem, Chachá estava no México quando o país sofreu um dos terremotos de maior magnitude da história recente. “Nasci de novo, ali”.

Trauma transmutado em experiência de vida, ele lembra que foi naquele período que de fato se enfronhou na obra – e na vida – dos dois artistas. “E fiquei muito surpreso, tocado. Um amor que sobrevive a todo e qualquer padrão moral. Os próprios mexicanos falavam com certa reserva da relação que, mesmo nos dias atuais, provocaria certo escândalo. Cheguei a comentar: poxa, essa história daria um grande espetáculo”.

Chachá voltou ao México outras vezes, e assegura: “Essa história ainda está muito viva lá”.

“Frida Y Diego” – Sábado, às 20h, domingo, às 19h. Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046). Plateia I: R$ 60. Plateia II e III: R$50. Vendas: bilheteria do teatro e ingressos.com. 90 minutos. 16 anos. Telefone: 3214-5350 – sites: teatroemmovimento.art.br e sescpalladium.com.br.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por