Encontro Mundial de Artes Cênicas (Ecum) retorna à capital mineira em parceria com o FIT-BH

Vanessa Perroni
vperroni@hojeemdia.com.br
27/05/2016 às 16:56.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:37
 (Alexandre Guzanshe/divulgação)

(Alexandre Guzanshe/divulgação)

Há cinco anos fora de Belo Horizonte, o Encontro Mundial de Artes Cênicas (Ecum) – transferido para São Paulo em 2011 – retorna ao seu local de origem, por meio de uma parceria com o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua (FIT-BH).

A parceria, que também engloba a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MIT-SP), foi anunciada nesta sexta-feira (27) num encontro que reuniu o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas de Oliveira; o diretor de Artes Cênicas e da Música da FMC, Jefferson da Fonseca Coutinho; o diretor geral do Centro Internacional de Teatro Ecum (CIT-Ecum), Guilherme Marques, e o diretor artístico associado ao CIT-Ecum, Fernando Mencarelli.

Iniciado a partir de um convite a Guilherme, que é também idealizador da MIT-SP, o convênio firmado entre as entidades visa conferir um caráter de continuidade ao FIT. “Perder o Ecum foi um baque enorme para nós da classe artística. Resgatar esse laço é muito importante e simbólico para a cidade. Vamos fazer com que o FIT não seja um monta e desmonta”, elucida Jefferson, idealizador da parceria. 

Em um primeiro momento esse convênio se configura no processo de continuação do FIT, por meio de uma alternância entre o festival de teatro e o Fórum Internacional do Ecum, que também vai ocorrer a cada dois anos, com início em 2017, ainda sem data definida. “Nesse momento nós vamos construir juridicamente esse convênio, para que possamos garantir o que é viável do ponto de vista de recursos”, explica Leônidas.

Planejamento

Logo quando termina uma edição do FIT, outra já e planejada. “Espero que um novo gestor seja ele de que inclinação ou vontade política for, tenha a compreensão da importância desse encontro com o Ecum”, anseia o diretor da FMC, que complementa: “Quem chega trabalha com o que foi planejado agora. Seria leviano da nossa parte deixar isso para quem chega construir”. 

No segundo momento a parceria será pensada para uma potencialização da Escola Livre de Artes – Arena da Cultura, através da expertise que o Ecum traz na área da formação de artistas. “Em nossas análises percebemos que precisamos investir de forma contundente na formação de artistas. E essa parceria será muito rica nesse aspecto também”, afirma Leônidas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por