"Isto É Brasil" explora mistura de ritmos de Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo

Cinthya Oliveira - Do Hoje em Dia
20/07/2012 às 10:46.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:42
 (CDCJ/Divulgação)

(CDCJ/Divulgação)

Quando a ideia de "Isto É Brasil" nasceu, Carlinhos de Jesus não pretendia criar um grande espetáculo musical. Era uma brincadeira de curta duração para a inauguração do Teatro Frei Caneca, em São Paulo. Mas o interesse do público foi tão grande que a empreitada cresceu e está em cartaz há oito anos.

O espetáculo chega no sábado (21) ao Chevrolet Hall com uma grande novidade: uma esquete criada especialmente para a bailarina Ana Botafogo. Ela se apresenta ao lado de Carlinhos de Jesus de uma forma bem diferente do que o público está acostumado. Dessa vez, a bailarina se traveste de malandra para mostrar seu samba no pé – nas sapatilhas de ponta, claro.

"Fiz uma coreografia especial para a Ana, um número cômico. A Ana é extremamente extrovertida e bem-humorada. Quis sair um pouco daquela poesia que sempre temos com ela para fazer algo mais carioca, mais brincalhão", adianta Carlinhos de Jesus.

A bailarina participará com Carlinhos de um solo (no chorinho "Feitiço") e dois duos ("Garota de Ipanema" e "Divina Dama e Batucada").

Em "Isto É Brasil", a Cia de Dança Carlinhos de Jesus apresenta uma história pelas sonoridades brasileiras, tendo início na musicalidade africana que influenciou o país e culminando em ritmos característicos do Brasil, como samba e forró. O espetáculo já foi levado para vários países, inclusive China.

Caldeirão

Vários ritmos nacionais que embalam casais em salões e gafieiras estão no roteiro: o chorinho, o samba percussivo e o samba de roda. O Carnaval, claro, não pode faltar – vale lembrar que Carlinhos comandou por muitos anos a comissão de frente da Mangueira. Além do coreógrafo e de Ana Botafogo, outros 18 dançarinos sobem ao palco.

De acordo com Carlinhos, o espetáculo nasceu do desejo de se traduzir, por meio da dança de salão, o caldeirão cultural brasileiro. "O que é o Brasil? É uma mistura de raças, culturas. Nossa música tem influência africana e de várias culturas europeias, que se misturaram ao nosso índio", define o artista.


"Isto É Brasil", de Carlinhos de Jesus, no Chevrolet Hall (avenida Nossa Senhora do Carmo, 230). Sábado (21), às 21 horas. Ingressos a partir de R$ 25. Informações: (31) 3209-8989.

http://hj.digitalpages.com.br/

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por