Este feriadão está recheado de atrações culturais gratuitas, especialmente por causa das comemorações do aniversário de 120 anos de Belo Horizonte. Tem shows gratuitos de Toquinho com Orquestra Arte Viva e de Tizumba com Lô Borges. Também há várias apresentações cênicas de formandos das mais diferentes escolas de teatro e dança.

Também é uma oportunidade ótima para conhecer melhor a cidade. De sexta a domingo, serão realizados vários city tours por Belo Horizonte. Confira os destaques da programação gratuita deste feriadão na capital:

SEXTA (8)

Festival Acontece

Em comemoração aos 120 anos da capital mineira, até domingo acontece em vários pontos da capital o “Festival Acontece – BH 120, Patrimônio Iluminado”. Na sexta-feira, das 9h às 13h, o projeto realiza a Rua do Lazer do Sesc na Praça Dino Barbieri, no entorno da Igreja da Pampulha. No sábado, essa mesma praça da Pampulha recebe, às 11h, o cortejo de Tambores do Tamborilata. Às 16h, a Cia Sesc de Dança apresenta na Casa do Baile fragmentos da coreografia "O Eu do qual somos parte”, seguidos da exibição do curta-metragem "Memória Silenciosa". Também no sábado, às 16h, acontece o show de Laura Catarina e Gabriel de Mattos no Museu de Arte da Pampulha. No domingo, o Museu de Arte da Pampulha recebe às 11h a apresentação do Coral Infantil Instituto Unimed-BH. Veja mais sobre as comemorações do aniversário de BH no site www.belohorizonte.mg.gov.br/120anos

 

City tour

Perceber e reconhecer Belo Horizonte, fortalecer o vínculo com a cidade, saber de sua história e curiosidades. Esses são alguns dos objetivos dos city tours oferecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em comemoração ao aniversário de 120 anos da capital mineira. Os passeios gratuitos pelos atrativos de Belo Horizonte acontecem de sexta-feira até domingo. São 40 vagas disponíveis por roteiro. As inscrições podem ser feitas no link www.pesquisabelotur.com.br/citytour/.

 

Iluminação da Praça da Liberdade

Já é possível conferir a iluminação de Natal da Praça da Liberdade. Neste ano, o projeto de decoração do local foi escolhido, pela primeira vez, por meio de um concurso com participantes de todo o estado, e o tema da iluminação é o 120º aniversário de Belo Horizonte. Mais de 350 mil microlâmpadas de LED – 75% mais econômicas que microlâmpadas convencionais – e mais de 1.500 metros de mangueiras luminosas vão iluminar a Praça da Liberdade e entorno durante as festividades do fim do ano.

 

Coroações

Na sexta-feira, a partir das 18h, no bairro Concórdia (sede da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, na rua Tamboril, 639) será realizada a Coroação de Nossa Senhora do Rosário. A Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário foi fundada no dia 13 de maio de 1938, no Concórdia, na época um bairro operário que décadas antes abrigou a mão de obra migrante vinda do interior para trabalhar na nova e pulsante capital e, com ela, trouxe sua fé. No sábado, às 16h, no bairro Aparecida (Rua Henrique Dias, 107) acontece a Coroação do Rei Festeiro da Guarda Moçambique do Divino Espírito Santo do Reino de São Benedito.

 

Apresentação de dança

Os alunos do 3º ano da Escola de Dança do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, apresentam as coreografias “Singularidades”, com concepção de Rodrigo Antero, e “Moments of Glory – Ou Qualquer Título em Inglês”, criada coletivamente, nesta sexta e sábado, às 20h. As apresentações gratuitas acontecem no Grande Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537).

 

Formatura EBA

Até domingo, às 19h, a Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG (Campus Pampulha) abriga temporada de apresentações do espetáculo teatral “Café-Teatro Efemérides, especializado em festas temáticas, apresenta a revista de ano 'Amor no Caos'”, que parte das efemérides (datas comemorativas de acontecimentos memoráveis) para discutir a arte e o contemporâneo. Os ingressos poderão ser retirados a partir de meia hora antes do início das sessões. Segundo a organização, a apresentação é desaconselhável para menores de 18 anos.

 

Carrossel

Um carrossel gigante e todo enfeitado pode ser utilizado gratuitamente pelos clientes do BH Shopping neste Natal. Além de atender toda a família, o carrossel possui uma rampa de acesso que garante acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, especialmente em cadeiras de roda. Ele vai estar em funcionamento até o dia 31 de dezembro das 10h às 22h, no piso Mariana.

 

Formatura da ELA

A Fundação Municipal de Cultura apresenta até domingo, sempre às 20h, no Teatro Marília (av. Professor Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia), o espetáculo "O País do Sol", produzido por formandos do curso de Teatro da Escola Livre de Artes (ELA). Inspirada no célebre conto "O homem da cabeça de papelão", de João do Rio, a montagem mistura jogo narrativo com números de mágica e cenas musicais, incluindo a execução ao vivo de parte da trilha sonora, com clássicos de Noel Rosa, Black Sabbath e Led Zeppelin.

 

Cantata de Natal

Os participantes do Projeto Melhor Cidade, que oferece diversas atividades de socialização gratuitas para os moradores do entorno do Shopping Cidade com mais de 60 anos, estão apresentando a “Cantata de Natal”, todas as sextas-feiras, às 19h. É no piso Tupis (rua dos Tupis, 337).

 

Feira de Cerâmica

A 32ª Feira de Cerâmica segue até domingo no Mezanino do Mercado Central de Belo Horizonte, (av. Augusto de Lima, 744). Participam 36 ceramistas de BH e de mais 8 cidades mineiras com trabalhos em diversas modalidades, estilos e técnicas. Oratórios, esculturas, bijuterias, tigelas, formas surreais, flores e animais são moldados pelas mãos de diferentes gerações de artistas que estarão presente para conversar com o público. O evento conta ainda com quatro oficinas e apresentações musicais.

 

Primeiro Ato

"Passagem", do Grupo 1º Ato, convida o público a enxergar a sua própria cidade, o seu lugar pela perspectiva da dança e do movimento. Tem como foco o caminhar, as relações, os olhares que se formam no trânsito, do ir e vir pelos caminhos urbanos. Sexta, às 11h, na Praça Sete.

 

SÁBADO (9)

Lô Borges e Tizumba

No sábado, às 19h, dentro da programação do Festival Acontece, a Praça da Estação recebe o espetáculo "Sou do Mundo, Sou Minas Gerais", que celebra a universalidade mineira e foi inspirado na arte produzida em Belo Horizonte a partir de "Para Lennon e McCartney", música gravada por Milton Nascimento com a frase que marcou o Clube da Esquina. Para o Festival Acontece, Lô Borges, um dos compositores da canção, é convidado especial junto a Maurício Tizumba e Mano Coti. No mesmo palco, às 20h45, Rodrigo Borges em família convida Mart'nália. Às 22h30, Marcelo Veronez convida Otto.

lô borges

Lô Borges é uma das atrações do show na Praça da Estação

Exposição sobre reinado

Uma exposição sobre os repertórios sagrados da Irmandade Os Carolinos, tradicional reinado negro da capital mineira, será aberta neste sábado (9) no Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1201). Fotografias, fardas, altares, santos de devoção, mastros, andores, cruzeiros e outros objetos compõem a mostra “Reinado de Chico Calu”. A exposição celebra o centenário da Irmandade e e vai até dia 28 de janeiro.

 

Encontro de violeiros

No sábado, às 11h, a programação comemorativa de Belo Horizonte 120 anos recebe, no Mercado Novo (Rua dos Tupis, 879 , Centro), o Encontro de Violeiros. O encontro já é tradicional na cidade, com realização semanal, e ganha destaque especial ao ser incorporado na programação.

 

Teatro na Lagoinha

O bairro da Lagoinha vai receber no sábado, às 20h, na Praça 15 de junho, o espetáculo de rua "Naquele Bairro Encantado". Nele, um grupo de atores mascarados realiza uma "habitação teatral" de um bairro por três dias, inserindo-se no seu cotidiano. Caracterizados como velhos, os mascarados trazem à tona histórias e hábitos do passado, propondo um jogo capaz de gerar grande curiosidade na população local, pois os atores nunca retiram as máscaras, deixando sua identidade oculta. Ao trazerem uma imagem saudosista de um tempo que já se foi, os velhos despertam a memória dos moradores, convidando-os a compartilhar suas lembranças, histórias e imagens.

 

Hilda Hilst

A Fundação Municipal de Cultura recebe no sábado, a partir das 16h30, no MIS Cine Santa Tereza (praça Duque de Caxias), a mostra "Hilda Hilst nas Telas", com filmes que contam um pouco da história da poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira Hilda Hilst (1930-2004). O evento contará também com um bate-papo e uma sessão de leitura de crônicas da autora.

 

Karaokê

O Trip Food – Comida Mochileira (rua Alberto Cintra, 105, União) dá início, neste sábado, a um karaokê. Das 18h às 2h, o público poderá soltar a voz no microfone.

 

Arquitetos associados

O escritório de arquitetura mineiro arquitetos associados (assim, com caixa baixa mesmo) lança livro homônimo "arquitetos associados" na Livraria da Rua (rua Antônio de Albuquerque, 913), neste sábado, às 11h. A obra reúne os principais trabalhos do escritório, que assina as Galerias "Miguel Rio Branco", "Cosmococa"e "Cláudia Andujar", no Inhotim, além de projetos como o "Redesenho urbano das áreas do entorno da Praça da Liberdade", na região Centro-sul de Belo Horizonte.

 

Dudu e banda

Dudu e sua banda, composta pelos músicos Maurício, Pablo Leite e Bill Lucas, são a atração do projeto "Multiverso" de dezembro. No show, o conjunto musical irá interpretar sucessos de artistas como Milton Nascimento, Toquinho e Tom Jobim. Dudu, que integra ainda a banda Trem das Onze, é o primeiro músico com Síndrome de Down do Brasil a gravar DVD e CD. Sábado, às 17h, no Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade).

 

Teatro infantil

O Pátio Savassi continua a apresentar gratuitamente peças infantis de teatro. No sábado, às 16h, a programação conta com a história de um boneco que tem apenas uma perna e que se apaixona por uma bailarina que também é uma boneca: "Soldadinho de Chumbo", às 16h. No domingo, no mesmo horário, é a vez do tradicional conto de fadas "A Bela e a Fera". As apresentações gratuitas serão realizadas na Praça de Alimentação do shopping. 

 

DOMINGO (10)

Toquinho e Arte Viva

A Orquestra Sinfônica Arte Viva, de São Paulo, regida pelo Maestro Amilson Godoy, convida Toquinho para uma apresentação no domingo, às 21h, na Praça da Estação. Criada há 20 anos pelo Maestro Amilson Godoy, a proposta da Orquestra Arte Viva é levar música erudita para o público de um jeito bem diferente, combinando com a MPB. “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, estão no repertório.

 

Grupo Galpão

Dentro da programação comemorativa dos 120 anos de BH, o Grupo Galpão faz uma apresentação gratuita de seu sarau "De Tempo Somos". Será no viaduto Santa Tereza, às 14h de domingo. 

 

Areia Mágica

A oficina de Areia Mágica "Imagine com a Imaginarium" é o destaque do Boulevard Kids neste domingo, das 16h às 17h30. O brinquedo, diferente de uma areia comum, foi criado unindo a areia comum ao polímero, que impede que os grãos se separem, evitando tanta bagunça e fica parecida a uma massinha de modelar. A atração fará com que as crianças soltem a imaginação e criem todo tipo objeto e brincadeira. No Piso 3 do Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3.000).