‘Trajetórias’ traz trabalhos de duas artistas norteadas pela natureza

Hoje em Dia
22/04/2015 às 08:34.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:43
 (Divulgação)

(Divulgação)

Cada uma com suas especificidades, mas tendo a natureza como uma espécie de denominador comum. A mostra “Trajetórias”, que será aberta ao público nesta quinta (23), no Museu Inimá de Paula, reúne trabalhos das artistas plásticas Marinella Uxa e Valdelice Neves. Quem passar pelo local (até 31 de maio) vai se deparar com obras que, de alguma forma, remetem aos elementos água, terra, fogo e ar.

Marinella Uxa nasceu na Itália, mas adotou as Minas Gerais com “il suo cuore” – vive aqui desde 1951. Formada em arquitetura, já contabiliza 20 anos de serviços prestados às artes plásticas. Para essa mostra específica, apresenta esculturas e quadros tridimensionais, da série “Mutações Interativas – Aliens”. O nome, aliás, veio de uma brincadeira. Ao ver uma das etapas de criação de um dos quadros, um amigo identificou um “bicho”, e decidiu chamar a peça de “Alien”, conta ela. Questionada sobre seu processo de criação e identificação com as obras, Marinella confessa: “Talvez seja uma exorcização, é uma faceta do meu caracter que desconhecia”.

Já a diretriz dos trabalhos de Valdelice foi dada pelo acaso. A artista conta que estava na Amazônia, trabalhando em um projeto sobre tribos que vivenciavam a escassez de comida. “Isso me instigava muito, mas acabou que não conclui o trabalho, porque, quando estava justamente a caminho de uma tribo, avistei uma árvore cheia de ninhos que balançavam ao sabor do vento. Pedi para pararem o carro e, encantada, quis saber o que era”. A resposta? Ninhos de João-Congo.

Esse acontecimento desaguou em esculturas, pinturas, vídeos, fotomontagem e literatura. Segundo a curadora da mostra, Sandra Mimoto Torres, as obras das duas artistas propõem uma “visão mais totalizante do universo, um equilíbrio vital à sobrevivência da Terra”. Em tempo: a exposição contará também com uma performance, inspirada no livro de Valdelice, “João Congo, O Príncipe da Floresta”.

As obras de Valdelice inspiradas no pássaro João-Congo dialogam de forma harmoniosa com os trabalhos de Marinella.

“Trajetórias – Valdelice Neves e Marinella Uxa” – Desta quinta (23) a 31/5. Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1.201, Centro – Fone: 3213-4320). Visitação: terça, quarta, sexta e sábado: 10 às 18h30; Quinta: 12 às 20h30; Domingo: 12 às 18h30.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por