Pelas razões mais diversas, cada vez mais mulheres aderem ao #nomakeup

Thais Oliveira
taoliveira@hojeemdia.com.br
01/07/2016 às 17:12.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:08
 (Paola Kudacki/RCA/Facebook)

(Paola Kudacki/RCA/Facebook)

“Perfeição é um veneno”, disse, certa vez, a fashionista nova-iorquina Leandra Medine, de 27 anos. A frase foi atribuída a uma foto de Leandra no Instagram, na qual ela aparece com metade do rosto maquiado e metade “limpo”, como uma crítica aos padrões de beleza da sociedade. Apesar do contato diário com o universo da moda – por vezes, grande responsável por pregar a perfeição como meta de vida –, ela tem conseguido não se render a estereótipos. Ao menos no que diz respeito à utilização da maquiagem como um acessório indispensável. 

Autora do blog “Man Repeller”, poucas vezes foi possível notar a presença de pintura na face da blogueira. Assim como ela, uma gama de mulheres, inclusive famosas, tem resistido a se pintar todos os dias, fazendo parte do que vem sendo conhecido como #nomakeup. Uma das adeptas mais recentes do movimento é a cantora Alicia Keys, de 35 anos. No início de junho, ela anunciou, em uma carta para o portal Lenny Letter, que não faria mais uso do cosmético. 

Não à obsessão

E se havia dúvidas de que a decisão permaneceria, a artista provou que falava sério ao aparecer com o rosto “lavado” no BET Awards 2016, na semana passada. Não que seja errado usar maquiagem, vale frisar. Não é essa a discussão. Como explica a neuropsicóloga Melissa Costa, se maquiar é um problema quando passa a ser uma obsessão. “Quando a pessoa passa a se atrasar para um compromisso porque tem que fazer a maquiagem ou não se sente bem por estar sem a pintura, pode ser um desvio”, explica a especialista. 

, em seu blog “Man Repeller”

Outro sintoma de que o hábito não é praticado de forma saudável é quando o indivíduo somente se reconhece com cosméticos. “Se há este incômodo, de a pessoa não se reconhecer sem maquiagem, também é um problema. É preciso se perguntar: ‘quem eu sou?’. ‘Sou esse papel ou sou a pessoa que acorda de manhã sem maquiagem?’”, afirma Melissa.Instagram/Reprodução / N/A

LEANDRA – “Não quero passar por essa pressão de que se eu não lavar o rosto, vou manchar todo o travesseiro”

Lavagem cerebral?
Foi uma reflexão semelhante à levantada pela neuropsicóloga que fez Alicia ficar incomodada com o uso da make. Na carta ao portal, a cantora diz que, antes de iniciar seu novo álbum, “In Common”, vieram à tona questionamentos sobre a “lavagem cerebral” que as mulheres sofrem para serem perfeitas. “Eu estava, finalmente, descobrindo o quanto eu tinha me censurado e isso me assustou. Quem eu era, afinal? Quem eu queria ser?”. 

“Não quero me cobrir mais. Nem meu rosto, nem minha mente, nem minha alma, nem meus pensamentos, nem meus sonhos, nem meus esforços, nem meu crescimento emocional”, Alicia Keys, cantora, em carta aberta

Foi neste período, que a cantora escreveu várias músicas sobre máscaras, cheias de metáforas sobre esconderijo. Depois disso, aceitou o desafio de ser fotografada sem uma dessas máscaras, a maquiagem. “Foi a coisa mais forte, poderosa, livre e honestamente bonita que eu já senti”, disse sobre a sessão de fotos para o novo CD. Instagram/Reprodução / N/A

NOVA FASE –Larissa tem gostado mais de ser DJ. “Modelar é muito vazio”, disse recentemente ao site Heloísa Tolipan

Saúde
Aos 20 anos de idade, a DJ, modelo e atriz Larissa Busch também se uniu ao coro do #nomakeup. Pensando na saúde da pele, a artista disse recentemente ao jornal “O Globo” que prefere se cuidar agora para não ter que corrigir os “defeitinhos” com base e corretivo. Mas, por tocar na noite, tem sido cobrada a usar maquiagem – o que não parece ter afetado a moça. Desde então, ela não apareceu nas redes sociais pintada. 

“É uma questão que também tem a ver com a nossa autoestima. Vejo muitas meninas da minha idade carregadas de maquiagem. Acho artificial”, Larissa Busch, DJ, modelo e atriz, ao jornal “O Globo”

 Em 2014, a cantora Colbie Caillat causou polêmica com o clipe da música "Try", no qual chama as mulheres para tirarem a maquiagem e tentarem se livrar de todos os padrões de beleza. Veja o vídeo:

 
Fotos de artistas sem pintura dividem opiniões de usuários

Há algum tempo, temos visto muitos artistas postarem nas redes sociais fotografias ao estilo “cara lavada”, mostrando a “vida como ela é”. Apesar da maioria das fotos renderem elogios, sempre há seguidores que criticam a atitude. Foi assim, dentre outras famosas, com a atriz e apresentadora Fiorella Mattheis, a atriz Giovanna Antonelli, a cantora Preta Gil e a apresentadora Luciana Gimenez, que já se expuseram sem pintura no rosto.

Um caso recente ocorreu com a atriz e ex-modelo Letícia Birkheuer, de 38 anos. Nos comentários de uma publicação em que a famosa aparece sem maquiagem, uma seguidora escreveu: “Meu Deus! Dá pra melhorar essa carinha, né?”. Em resposta, Letícia disse que, na correria do dia a dia, não usa maquiagem. “E não tenho problema com isso. Você tem?”, alfinetou a atriz.

Em outra ocasião, a artista postou uma foto em que também está sem pintura e declarou que ama se ver assim. “Não é o personagem. Não é a máscara. É você”, escreveu.

“Acho importante o artista se mostrar como é. Isso mostra que todo mundo é igual. Não é que, por ter um trabalho na TV, queira dizer que sou uma pessoa diferente das outras”, , atriz e modelo, ao “Hoje em Dia”

Ao Hoje em Dia, Letícia explicou que andar maquiada, para ela, não é uma questão. “Uso maquiagem desde os 17 anos por exigência do trabalho. Mas, na minha vida pessoal, gosto de sair ao natural”.

A atriz diz ainda, que devido à época em que era modelo, se deparou com a cobrança do mundo da moda de estar bonita e em forma, sendo este também um motivo para não exagerar no uso de maquiagem. “Acho que a pele sofre, então, não posso andar maquiada 24 horas por dia. A pele tem que descansar”, pontuou.Instagram/Reprodução / N/ALetícia – Na legenda da foto, a artista contava sobre um novo projeto, mas o que chamou a atenção de uma usuária foi o fato dela aparecer com o rosto lavado

‘Incômodos maquilantes’

Conhecida no YouTube pelo canal “Jout Jout” e autora do recém-lançado livro “Tá Todo Mundo Mal”, Júlia Tolezano, de 25 anos, também é da turma que costuma dispensar a maquiagem. Assim como Letícia, a moça não se vê obrigada a fazer uso do recurso. “Não odeio a maquiagem. Mas só uso quando quero e quando é interessante para mim”, afirmou ao Hoje em Dia

“Tudo bem aparecer com maquiagem. Não quer dizer que você não se ama. É uma questão de querer ou não”, J (Jout Jout), vlogueira, ao Hoje em Dia

Em um vídeo, intitulado de “Incômodos Maquilantes”, ela diz também que tem preguiça de se maquiar, além de a pintura ser uma privação. “Impede minha liberdade e eu sou uma mulher livre e eu gosto de fazer movimentos estranhos durante o dia”, diz. “A gente não pode encostar a cabeça em qualquer superfície branca. É uma chateação isso”, acrescentou. 

Em resposta ao vídeo, muitas mulheres disseram se identificar e apoiaram o posicionamento de Júlia. “Me identifiquei totalmente kkkk. Detestooo. ‘Tava’ me achando um ET com tantos vídeos tutoriais de maquiagem, me sentindo obrigada a usar... afff. Adoreiii”, confessou uma das usuárias. DivulgaçãoJÚLIA - "Nos meus vídeos, sempre me importo menos com a estética e mais com o conteúdo"

E no Hoje em Dia? Será que as mulheres gostam de maquiagem? Veja o que a mulherada da redação carrega na bolsa:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por