UFMG lança Passaporte Cultural para alunos matriculados em formação transversal

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
17/08/2016 às 15:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:25

A partir desta quinta-feira (18), alunos veteranos da UFMG, matriculados na formação transversal "culturas em movimento e processos criativos" poderão utilizar o seu passaporte cultural. O "documento" possibilita que os matriculados obtenham créditos acadêmicos ao fruírem produções artísticas e culturais de linguagens variadas.

O objetivo do passaporte, uma das modalidades de creditação dessa formação transversal, é estimular os alunos de graduação a desfrutarem da arte em suas variadas formas, enriquecendo sua experiência e formação durante o percurso universitário.

O início das atividades do passaporte cultural coincide com a aula inaugural da formação transversal "culturas em movimento e processos criativos", que será realizada também nesta quinta-feira, às 15h, no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha.

Nesse processo, não será cobrado do aluno que ele faça um relatório ou uma análise crítica das manifestações culturais que frequentar. "A intenção é que fruição do estudante seja creditada como aquisição do conhecimento, o que inclui, por exemplo, assistir a uma exposição de alta qualidade ou a uma manifestação cultural", exemplifica o professor Fernando Mencarelli, integrante do comitê didático-pedagógico da formação.

Como funciona

Para completar o seu passaporte cultural, que é físico e tem o formato de um livreto, semelhante ao do documento tradicional, o aluno deverá frequentar o mínimo de 45 horas e o máximo de 90 horas de atividades variadas. Cada atividade frequentada, independentemente de sua duração real, equivalerá ao cumprimento da carga horária de uma hora e meia.

Para comprovar a frequência, o estudante deverá anexar ao passaporte o ingresso da atividade desfrutada. Caso não haja ingresso, a instituição parceira atestará a presença por meio de um carimbo específico da formação transversal no passaporte.

Só poderão ser adicionadas as atividades desfrutadas nos espaços e instituições culturais de Belo Horizonte e da região metropolitana cadastrados como parceiros da atividade.

Rede cultural

25 espaços culturais e eventos já estão cadastrados como parceiros da formação transversal. A lista, que será atualizada regularmente, pode ser consultada no site da Diretoria de Ação Cultural: www.ufmg.br/cultura.

"Estamos considerando não apenas as atividades com as quais todos já estão familiarizados, mas também apostamos na diversidade, como festas de reinado de irmandades do rosário, mostras de hip-hop, apresentações da Velha Guarda do Samba, manifestações urbanas das periferias em várias áreas artísticas, que em geral não são consideradas atividades acadêmicas", explica a professora Leda Martins, diretora de Ação Cultural da UFMG e presidente do comitê didático-pedagógico da formação transversal.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por