Perguntas bizarras deixam as pessoas mais receptivas, aponta estudo

Do Portal HD
04/09/2012 às 10:55.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:00
 (SXC.HU)

(SXC.HU)

Você se incomoda de levar o meu camelo para passear? Fazer perguntas bizarras serve para conquistar as pessoas e levá-las a colaborar com o que você quer, afirma um estudo da escola de Ciências Sociais e Humanidades de Warsaw, na Polônia.

Os pesquisadores da instituição descobriram que a melhor forma de trazer as pessoas para "o seu lado" é começar a conversa com algo inusitado. Quando se depara com uma questão estranha, elas ficam mais suscetíveis para concordar com a próxima pergunta.

O autor do estudo, Dariusz Dolinski, afirma que a técnica é muito mais eficiente do que já dar um "chute na porta" de começo. A explicação está no fato de a primeira setença, sendo esquisita, derrubar a barreira criada para o diálogo e tornar o pedido seguinte mais viável.

Para testar a eficiência da teoria, o pesquisador contou com a ajuda de um colega, abordando clientes em um supermercado e pedindo ajuda para amarrar os cadarços. Em seguida, outra auxiliar solicitava o mesmo indivíduo para olhar o carro de compras. Nos casos de quem tinha sido abordado anteriormente, a propenção para colaborar com a mulher foi bem maior.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por