Quem usar café para espantar lesmas pode receber "visita" da polícia na Europa

Do Portal HD
27/08/2012 às 11:13.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:47
 (Daily Mail/Reprodução)

(Daily Mail/Reprodução)

Pode até parecer uma ação simples e despretensiosa, mas as pessoas que usam café como pesticida para espantar lesmas dos jardins na Europa podem acabar na mira da polícia ambiental.

O produto orgânico popular protege as plantas de ataques dos moluscos, mas não é regulamentado pelas leis, o que se configura como impróprio para este uso doméstico.

De acordo com uma reportagem publicada pelo períodico Daily Mail, todos os ingredientes ativos ou produtos químicos de jardinagem devem ser explicitamente aprovados e colocados em uma lista da UE de pesticidas.

O problema é que a eficácia da cafeína nunca foi comprovada enquanto pesticida, além de não haver estudos mostrando o impacto que ela pode ter no meio ambiente, bem como em outros animais.

"Isso tudo pode parecer um pouco bobo, mas a intenção da legislação é evitar que pessoas apliquem produtos químicos perigosos não testados", informou ao periódico o Dr. Andrew Halstead, principal cientista da área na Royal Horticultural Society, organização britânica que alertou sobre o problema.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por