O Maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, e o cartunista Ziraldo se uniram em um projeto que une música à literatura. Trata-se do livro "Amiga Música", que será lançado neste sábado (14), às 18h, no foyer do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420). Em seguida, às 20h, a orquestra apresenta o concerto "The Beatles" no Grande Teatro. Ingressos para a apresentação por R$ 20 e R$ 10 (meia). 

Se, tradicionalmente, o imaginário infantil da obra de Ziraldo se dá pelas desventuras do cotidiano de um menino maluquinho, a porta de entrada desse novo projeto é a música. Idealizado e escrito por Rodrigo Toffolo, com ilustrações de Ziraldo e Mig, o livro marca a retomada de um dos grandes nomes da literatura brasileira ao universo infantil e a primeira incursão do maestro.

"Amiga Música" conta a história de Bia, uma garotinha que desvenda as belezas e os mistérios da vida através da música. A narrativa acompanha o crescimento da personagem que descobre, aos pouquinhos, que na maravilhosa experiência de viver, a música é uma companheirona e estará sempre presente nos momentos mais alegres e naqueles nem tão felizes. É assim que, ainda bebê, aprende a diferenciar as vozes do pai (grave) e da mãe (aguda) pela altura. Já criança, percebe, por exemplo, que as notas musicais, assim como as estrelas do céu, possuem cores diferentes, logo após se deparar com uma cena fantástica dentro de uma árvore oca: uma orquestra formada por formigas, regida por uma cigarra.