Amarok se mantém como ótima opção de picape

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
11/07/2015 às 09:11.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:51
 (Sérgio Melo / Hoje em Dia)

(Sérgio Melo / Hoje em Dia)

Para quem precisa levar muita carga e faz questão de conforto para a família, a picape média Volkswagen Amarok cabine dupla é uma boa opção. Ela oferece quase o dobro da capacidade de carga das compactas para cinco ocupantes, fora o espaço interno incomparavelmente maior. Mas tenha uma garagem ampla e sorte para encontrar vagas grandes nas vias publicas, já que você vai precisar de muito espaço para os mais de cinco metros da “baita”.

Ao volante você nem nota que está em um carro grande. A direção é leve, a suspensão macia e a transmissão automática de oito marchas (isto mesmo: oito) agrada pela suavidade e precisão. A tração 4X4 permanente, além vencer os obstáculos “fora de estrada”, garante maior segurança no asfalto. Mas o desempenho do motor deixa a desejar. As arrancas e retomadas são lentas. Até que o “giro” suba e o turbo “entre”, não há como esquecer os 2.073 quilos. Por outro lado, em velocidade de cruzeiro ou com o motor “cheio”, ela garante elevadas velocidades na estrada e agilidade na cidade.

Engenhoca promete resolver problema da correia dentada

Quanto ao comentado problema da correia dentada, que durava pouco em regiões ricas em minério ou outros abrasivos, até encontrar solução definitiva, o fabricante passou a instalar um ventilador que comprimia ar dentro da proteção da correia, para evitar que a poeira entrasse, como na foto à esquerda.

A partir do modelo 2015 foi adotada uma nova proteção totalmente vedada (foto à direita), que, segundo a marca, impede a contaminação e dispensa o complicado ventilador. Só com o tempo saberemos se realmente o problema foi solucionado.

Volkswagen Amarok Highline

O QUE É?

“Picape” média, com cabine dupla,


ONDE É FEITO?

Fabricada em Pacheco, Argentina


QUANTO CUSTA?

A versão mais simples “S”, diesel, 140 cavalos, ar condicionado, direção hidráulica, controle de tração, auxiliar de partida e tração 4X4 selecionável, sai por R$ 105.990. A versão testada “Highline”, que acrescenta 40 cavalos, cabine dupla, ABS off Road, ar bi-zone, multimídia com CD, Bluetooth e tela touch, rodas em liga, computador de bordo, controle de estabilidade e, tração 4X4 permanente, custa R$ 156.990.


COMO ANDA?

Motor 2.0 bi-turbo diesel com 180 cv, torque 42, 8 kg, máxima 179 km/h e aceleração de 0 a 100 em 10,9 seg..


COM QUEM CONCORRE?

Em configurações semelhantes, suas principais concorrentes custam: Chevrolet S10 LTZ (R$ 154.550), Toyota Hilux SRV TOP AT (R$ 171.600) e Ford Ranger XLT AT (R$ 149.700).


COMO BEBE?

10,8 km/l de diesel na estrada a 110 km/h e, na cidade, 7,5 km/l.

ESPAÇO INTERNO

Com comportado visual conservador alemão, os materiais são de boa qualidade e o acabamento cuidadoso. Muito espaço e conforto nas posições dianteiras e, atrás, boa acomodação para até três adultos e liberdade para os joelhos. A caçamba é a maior entre os concorrentes, com 1.280 litros.


SEGURANÇA

Fora os equipamentos acima citados, opcionalmente por R$ 1.620 tem-se air bags laterais dianteiros. Quanto as colisões, em 2010 ela foi objeto de crash test da EuroNCAP e levou 4 das cinco estrelas.


PONTOS POSITIVOS

ESPAÇO INTERNO

CAPACIDADE DE CARGA

TRAÇÃO 4X4 PERMANENTE

PONTOS NEGATIVOS

DESEMPENHO FRACO

LENTA EM BAIXAS ROTAÇÕES

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por