Minas Gerais precisou esperar décadas por uma pista – com os talentos do estado obrigados a andar longe de casa para prosseguir suas carreiras – até ganhar, ano passado, um autódromo internacional homologado, o Circuito dos Cristais, em Curvelo.

Agora, a ordem é recuperar rapidamente o tempo perdido e aproveitar a estrutura à disposição de todos os modos possíveis. O campeonato de Marcas e Pilotos vai bem em sua segunda temporada, atraindo vários competidores de outros estados.
O objetivo agora é criar uma categoria de fórmula capaz de servir de trampolim para quem sai do kart e, ao mesmo tempo, como experiência acessível para quem quer viver a experiência única de acelerar com vento na cara.

O trabalho nos bastidores é forte para que, já este ano, a Fórmula Open Minas comece a dar espetáculo.

A ideia é abrir o certame a todos os tipos de monopostos disponíveis no país, da F-Vee (que fez uma prova experimental em março) à Fórmula 3, passando por modelos das F-Ford, Chevrolet, Renault e mesmo chassis adaptados. Além da disputa por categorias, um sistema de paradas nos boxes (quanto mais rápido o carro, mais tempo imobilizado) ajudaria a manter as disputas até a bandeirada.

Ansiedade
E já há uma equipe pronta e, mais do que isso, ansiosa pela chance de acelerar em casa. Donos de uma trajetória vitoriosa no kart, os irmãos Cleiton e Thiago Muriel começaram a disputar provas de fórmula no Rio Grande do Sul (lá a categoria é a Fórmula RS).

Agora, por uma questão de logística e custos, sonham com a possibilidade de competir em casa. E contam com uma frota de carros – do Tatuus italiano em fibra de carbono usado na F-Renault a um Berta argentino usado na F-2, passando por vários chassis da F-Ford.

A ideia é disponibilizá-los a pilotos de todo o país por custos limitados, garantindo todo o suporte e transformando o estado em um polo – nunca é demais lembrar que a redução no número de talentos brasileiros no exterior coincidiu com o fim dos campeonatos de base que contavam com suporte das montadoras.

E um aperitivo poderá ser visto domingo na pista do Mega Space. Tiago Muriel vai acelerar o F-Renault durante o 10º Speed Racing Day, para mostrar do que a máquina é capaz e divulgar a mais que provável futura competição. Pilotos de todas as idades, se preparem.

 

RÁPIDAS

MINEIRO DE RALLY LEVANTA POEIRA SÁBADO

COM ABERTURA EM INHAÚMA

Inhaúma, cidade próxima a Sete Lagoas, recebe sábado, a partir das 9h, a primeira etapa do Mineiro de Rally (velocidade), aberto a carros, picapes, gaiolas (autocross), quadriciclos, UTVs e motos. Os cerca de 30 competidores esperados – além das feras mineiras, vários pilotos e equipes de São Paulo confirmaram participação – vão encarar um percurso cronometrado de 19,8 quilômetros de extensão na Fazenda do Treme, com a expectativa de quatro passagens cronometradas por veículo e entrada franca. O público poderá acompanhar de perto ainda toda a movimentação das equipes no parque de apoio, que será montado na Praça da Manga.

ALBERTO VALÉRIO E EDSON COELHO JÚNIOR

ACELERAM EM SANTA CRUZ DO SUL

Os representantes mineiros nos campeonatos Brasileiro de Stock Car e Turismo voltam a acelerar no fim de semana pelas respectivas competições, no traçado gaúcho de Santa Cruz do Sul. Correndo na Stock pela Full Time depois de um período afastado das pistas, o ipatinguense Alberto Valério espera prosseguir a readaptação e, numa pista que considera favorável a seu equipamento, pontuar nas duas corridas, válidas pela terceira etapa. Já Edson Coelho Júnior, de João Monlevade, conta com novo engenheiro na equipe MRF Motorsport disposto a fazer ainda melhor do que na abertura da temporada, em Goiânia – recebeu a bandeirada em segundo. Vencedor na visita do Brasileiro de Turismo a Curvelo, ano passado, ele espera repetir a dose na rodada dupla deste fim de semana.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A SEGUNDA

DA COPA TCMG PRÓ MOTO DE ENDURO

Quem nunca participou de competições oficiais de enduro de regularidade ou está se iniciando no esporte tem boa chance de ganhar experiência em condições ideais. No dia 4, o Centro de Treinamento Fast Brothers, em Honório Bicalho (Nova Lima), sediará a segunda etapa da Copa TCMG Pró Moto de Enduro para Estreantes – os campeões nas categorias Novato e Estreante serão premiados com o kit de participação no tradicional Enduro da Independência, incluindo inscrição, alimentação e hospedagem. O nível técnico das trilhas é mais leve, justamente para proporcionar aprendizado aos pilotos. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º no valor de R$ 130. Maiores informações podem ser obtidas no site http://tcmg.com.br.