BH Airport inaugura nesta terça o Terminal 2 de Confins

Janaína Oliveira
joliveira@hojeemdia.com.br
06/12/2016 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:57

Quem for viajar no Natal e no Réveillon já encontrará um novo terminal no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Plano antigo, o Terminal 2 será inaugurado nesta terça-feira (6), ampliando a capacidade do aeroporto para 22 milhões de passageiros ao ano. 

Foram investidos R$ 750 milhões pela concessionária BH Airport – que reúne o Grupo CCR, o Aeroporto de Zurich e a Infraero – que tem pela frente o desafio de trazer novos voos e movimentar o terminal já no próximo ano. 

Para 2016, a projeção é que a movimentação de passageiros tenha uma queda de 15%, na comparação com 2015, quando 11,3 milhões de pessoas utilizaram Confins para viajar.

“Nossa missão agora é povoar o aeroporto, colocar passageiros e cargas para transportar. Pegamos o momento mais crítico da economia brasileira, mas cumprimos a promessa de construir o terminal e acreditamos que o país vai entrar em recuperação para que a demanda cresça”, afirma o superintendente da BH Airport, Paulo Rangel. 

Voos

Segundo ele, o trabalho de trazer novos voos já está sendo feito. “Alguns destinos como Foz do Iguaçu, João pessoa, Varginha e Caldas Novas estão de volta. Recife e Montes Claros terão nova frequência. E, possivelmente, a Avianca já voltará a operar no aeroporto possivelmente a partir do segundo trimestre de 2017, com rota para São Paulo”, destacou Rangel. 

A Avianca confirmou, por meio de nota, que “está trabalhando para retomar as atividades em Belo Horizonte”.

Ainda de acordo com Rangel, a recuperação efetiva do setor vai depender da condução da política e da reação da economia. “Os empresários precisam ter confiança para voltar a investir”, observa.

Acesso
O complexo de obras, que inclui a implantação do novo terminal, abrange a rec[/TEXTO]onfiguração do sistema viário de acesso ao aeroporto, a ampliação da área de pátio para aeronaves e novas vagas de estacionamento, além da revitalização do terminal antigo. 

As obras ampliam em mais de 60% a área atual do aeroporto e acrescentam 17 novas pontes de embarque à estrutura.

Fase 

A entrada em operação do novo Terminal 2 marca o encerramento da fase 1-B do contrato de concessão, na qual estavam previstos os investimentos para adequação da infraestrutura oferecida aos passageiros. A partir de agora, a concessão entra na fase 2, que segue até o final do contrato, em 2043. 

‘Segredo’

O Hoje em Dia teve acesso às fotos do novo Terminal 2. Elas são do dia 29 de novembro e foram cedidas por Roberto Caiafa, que mantém a página Aviação Total nas redes sociais. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por