Carolina Amorim apresenta ingredientes mineiros na Espanha

Cristina Barroca - Hoje em Dia
14/06/2015 às 11:34.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:28
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

Para a tristeza dos apreciadores da boa culinária, a chef Carolina Amorim está deixando o cenário gastronômico de Belo Horizonte, para fazer um tour pela Europa. Mas o que há de melhor na notícia, é que ela vai, mas volta. Ela parte para a Espanha com a finalidade de apresentar ingredientes mineiros a convite de duas faculdades, uma em Saragoça e outra em Sevilha. “Aproveito para rodar pela própria Espanha e outros países europeus para dar uma reciclada e trazer novidades”, revela a chef.

A culinária entrou na vida de Carol, como ela gosta de ser chamada, quando ela ainda era uma criança de oito anos e não imaginava que aquela brincadeira poderia virar profissão. “Eu costumava sair com meus pais e, quando chegávamos em casa, eu pedia que eles comprassem ingredientes para eu tentar reproduzir algum prato que comemos na rua”, conta.

Aos 38 anos, recém alcançados, a chef tem um currículo invejável. Além de vários cursos voltados para o preparo de alimentos, Carolina Amorim, por insistência do pai, se formou em Gestão Hoteleira. “A graduação foi muito boa para minha carreira. Não sou uma chef que sabe apenas cozinhar. Sei captar clientes, treinar funcionários, gerir, fazer atendimento e muita coisa que envolve as etapas de um negócio gastronômico”, explica.

As participações de Carol em projetos importantes da gastronomia mineira trouxe o reconhecimento para o trabalho que ela realiza e a paixão pelos ingredientes daqui. Depois de passar pela cozinha de chefs renomados por vários cantos do mundo, principalmente na Espanha e Argentina, além de Itália, França e outros tantos, Amorim trabalha hoje, exclusivamente com eventos e consultoria.

Caldos com ingredientes típicos esquentam inverno

Aficionada por ingredientes da terra das alterosas, a chef Carolina Amorim criou uma Trilogia Mineira, com caldos com ingredientes típicos da gastronomia de Minas para esquentar no inverno. “Busco a valorização de produtos mineiros porque gosto de focar na referência que tive. Me agrada nossas combinações. E nada mais perfeito no clima frio, que um caldinho”, conta.

A releitura de três caldos clássicos, beterraba, batata e polenta, foi uma ideia da chef para brincar com técnicas e misturar produtos.

O primeiro, feito de batata doce e não a inglesa, por ser a primeira um ingrediente mais brasileiro e está em alta no mercado. “Normalmente, esta batata aparece à mesa frita ou cozida, então, para abrir o leque de preparo, decidir testá-la em caldo”, explicou. A receita ainda leva rabada que harmoniza bem o caldo e crocante de couve que, além de enfeitar dá mais uma textura.

A segunda opção para acompanhar as noites frias de junho e julho, é um caldo de beterraba com pesto de coentro e emulsão de queijo minas. “Normalmente, preparo esta receita com cream cheese, mas adaptei para usar um ingrediente nosso”.

E para quem não curte uma opção adocicada, pode se deliciar com a terceira receita da chef Carolina Amorim, um caldo de polenta com bolonhesa de linguiça com pedaços de queijo azul. “Apesar da gorgonzola não ser um ingrediente típico mineiro, eu escolhi uma produção local para complementar o caldo”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por