Carta com veneno ricina foi enviada a senador dos Estados Unidos

AFP
16/04/2013 às 20:46.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:53

WASHINGTON - As autoridades postais dos Estados Unidos detectaram uma carta com ricina enviada ao senador republicano Roger Wicker, confirmou nesta terça-feira (16) um colaborador do líder dos democratas no Senado.

O veneno foi detectado durante uma inspeção de rotina em uma dependência externa do prédio do Congresso. A carta não chegou ao gabinete de Wicker no Capitólio, assinalou um colaborador, citando o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, que o informou sobre o incidente.

Roger Wicker é um republicano eleito pelo estado do Mississipi, considerado um político de baixo perfil, que não está especialmente envolvido nos sensíveis debates sobre a reforma migratória, ou sobre o porte de armas.

De acordo com a senadora Claire McCaskill, citada pelo site "Politico", as autoridades identificaram um possível suspeito.

Em fevereiro de 2004, o Senado e a Casa Branca foram alvo de um ataque com ricina, agente biológico enviado na forma de pó. O incidente não fez vítimas.

No outono de 2001 (hemisfério norte), porém, ataques com antraz deixaram cinco mortos. O autor do crime nunca foi identificado.

Desde então, qualquer correspondência enviada para os parlamentares americanos é examinada fora do prédio do Capitólio, antes de ser entregue.

Saiba mais sobre a ricina

A ricina é uma substância presente nas sementes da mamona, considerada a mais potente toxina de origem vegetal. Uma semente de mamona contém ricina suficiente para levar uma criança a morte.

O envenenamento das pessoas teria que ser proposital: inspirando o pó ou aerossóis (gotículas) ou ao comer alimentos ou beber água que contenham ricina. Ela não é transmitida de pessoa para pessoa por contato.

Uma exposição a quantidades razoáveis de ricina pode causar sérios danos a órgãos e provocar a morte. As pessoas expostas que conseguem se manter por mais de cinco dias sem complicações provavelmente sobreviverão.

Os sintomas do envenenamento podem aparecer de 6 a 8 horas após a exposição. A enfermidade causada por esse veneno pode durar dias ou semanas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por