Chef Cris Almada só foi levar a carreira a sério depois de prêmio

Cristina Barroca - Hoje em Dia
21/06/2015 às 10:34.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:34
 (Ricardo Bastos /Hoje em Dia )

(Ricardo Bastos /Hoje em Dia )

Apesar do interesse pela culinária ter começado cedo, ainda na adolescência, a vida da gourmet Cris Almada, de 48 anos, no âmbito da gastronomia começou a partir de um concurso. Ela ainda era apenas uma curiosa, quando seu prato foi premiado por uma disputa de um supermercado da capital mineira.

“Sempre tive interesse em fazer receitas mais elaboradas. Comprava muitos livros de culinária e cheguei a fazer alguns cursos pontuais, mas até então, não tinha pensado nisso de forma profissional”, contou Almada.
 
 Teve um momento em que ela chegou a desenvolver um negócio voltado para massas congeladas, mas foi preciso interromper a produção por conta da gravidez e não pôde retomar as atividades por conta do nascimento de seu filho, que necessitava de atenção especial.
 
 Concurso fundamental
 
 Com o apoio do marido, Cris Almada se inscreveu no concurso que pedia uma receita elaborada com ingredientes mineiros. “Eu pensei em uma combinação com bacalhau que me veio à cabeça. Eu me inscrevi sem nem mesmo testar aquela receita”, revela a gourmet
 
 Seu cadastro foi em cima da hora, realizado no último dia do prazo. Uma ligação cinco dias depois da inscrição dava conta de que Cris teria sido selecionada entre os dez pratos mais atraentes dentre os registrados no concurso e seria avaliado por dez jurados.
 

“Eu nunca tinha feito um evento assim. Nunca tinha cozinhado para tanta gente. E iria concorrer com duas profissionais no mercado. Duas chefs experientes. Não acreditei quando conquistei o segundo lugar”, relembra Cris, que descobriu naquele dia que aquele concurso era apenas o início de uma carreira.
 
 
De hobby a objetivo

A receita premiada de Cris Almada tem muita dedicação e conhecimento pelos ingredientes de Minas. Apesar de ser campeã, ela nunca tinha sido testada até ter que preparar para dez jurados e ser avaliada. Depois disso, ela ainda foi adaptada e “melhorada”, como disse a própria autora do bacalhau confitado com creme de mandioca, pétalas de cebola e tomatinhos
 
O concurso, segundo ela, faltou malícia. “Preparei tudo no local, não levei nada pré-pronto. Isso acabou atrasando meu trabalho e eu servi pratos mornos”, lembra ela que diz ter aprendido a lição. “Gastronomia é experiência”, completou. Apesar de a culinária ser um hobby para a Cris, agora, se tornou um objetivo. Ela está planejando um evento que deve acontecer uma vez por mês voltado para a gastronomia.
 
 A princípio ela apenas pensou na combinação desses ingredientes e em seguida tomou nota em um papel. “Eu enxergo harmonia entre a mandioca e a cebola. Não poderiam faltar esses produtos juntos em uma criação minha. Logo pensei na mandioca apresentada de forma cremosa, para dar mais leveza”, explicou a gourmet que optou por dispor a cebola em pétalas para complementar um visual romântico ao prato.
 
 Bacalhau é o ingrediente predileto dela. “Gosto de fazê-lo confitado, porque você vai comendo e ele vai descamando”. O tomatinho confitado de última hora é o toque final que dá um sabor e textura diferenciados ao resto da receita. Foi o que Cris caracterizou como uma “explosão”. “Sabe aquele tomatinho que você joga na panela e dá uma salteada? Então. Quando você o encontra ali no prato e o leva à boca, ele explode. É uma sensação ótima”.
 
 
Bacalhau confitado sobre creme de mandioca com pétalas de cebolas e tomatinhos, e azeite de alho crocante
 
Ingredientes

2 lombos de bacalhau dessalgado de 200 g; 400 ml de azeite; sal a gosto; salsa; alecrim; 2 dentes de alho com casca; 3 dentes de alho bem picadinho; 10 minicebolas em pétalas; 12 mini tomatinhos.
Creme de mandioca

Ingredientes

300 g mandioca amarela cozida e picada; 100 ml leite de coco; 100 ml de creme de leite; 2 colheres de manteiga; 1 cebola picadinha; 100 g de queijo minas ralado

Preparo

Doure o alho no azeite e reserve. Em uma travessa coloque o bacalhau, azeite, dois dentes de alho, salsa, alecrim e deixe em fogo baixo por 30 minutos. Depois acrescente a cebola e salpique sal, deixe mais 10 minutos e o tomatinho vai por último por mais 5 minutos. Bata a mandioca no liqüidificador, com leite de coco, creme de leite, queijo e sal. Reserve. Doure a cebola picadinha na manteiga. Acrescente o creme de mandioca e deixe engrossar um pouco.
 
Montagem

Faça uma camada de creme de mandioca, coloque o bacalhau no centro, disponha as pétalas e tomatinhos em volta e finalize com azeite de alho crocante.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por