Chef troca carreira na área da comunicação pela gastronomia

Hoje em Dia*
10/05/2015 às 13:16.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:58
 (Lucas Prates/ Hoje em Dia)

(Lucas Prates/ Hoje em Dia)

Em Minas, principalmente no interior, a cozinha é um lugar quase sagrado. Lá, o bom mineiro recebe seus amigos, sua família. É, muitas vezes, o principal cômodo da casa. Uma tradição já tão enraizada que até a arquitetura precisou se adequar: cozinha hoje é conjugada com a sala de estar.

A família do chef Sinval do Espírito Santo não foge à regra. “Para a minha família, este é um lugar especial: desde minha bisavó, a gente sempre se reuniu para preparar os pratos e depois para comer”, recorda.

Antes de escolher se dedicar exclusivamente à culinária, o chef dividia seu tempo com a carreira em Comunicação. Durante 15 anos trabalhou em agências de publicidade, mas sem nunca deixar a cozinha de lado.

Tanto que seu mestrado foi na área gastronômica, o que possibilitou que começasse a ministrar aulas de culinária brasileira no Senac Minas, onde está há sete anos.

Se sua mãe, Rosana, o inspirava pelo prazer em cozinhar, foi ela quem, mesmo sem a intenção, o fez abandonar a carreira em Comunicação.

“Descobrimos que ela estava com câncer na medula. Todos da família deram um basta: vendo a fragilidade da vida, decidimos ser felizes”. Sinval foi para a Itália e se tornou chef.

Neste Dia das Mães, a família está em polvorosa: depois de passar por um transplante de medula, Rosana recebeu alta hospitalar.

O prato preparado pelo filho para lhe dar as boas-vindas é o que marcou todas as ocasiões especiais desde sua infância: o vatapá da Rosana. Perfeito para um Dia das Mães de renascimento.

* Com Alex Bessas.

RECEITA: Vatapá da Rosana
Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 600g de pão de sal (pão novo)
- Azeite
- Azeite de dendê (pouquinho)
- Alho
- Tomate
- Cebola
- Cebolinha
- Colorau
- Pimenta
- Pimentão amarelo
- Pimentão
- 1 galinha grande, desfiada
- Camarão para dar gosto
Preparo:
Colocar o pão de molho no leite. Quando já estiver absorvido o leite, bater as porções no liquidificador.
Refogar a galinha cozida e desfiada com os temperos citados acima numa panela grande. (Se preferir, pode colocar um recheio de sua preferência, como bacalhau, peixe, etc.)
Acrescentar a mistura de pão e leite batida no recheio preparado com frango e temperos. Deixar mais ou menos meia-hora, mexendo sempre no fogo.
Dar o ponto. Colocar mais leite se necessário. Ao retirar do fogo colocar pimenta e 2 colheres de sopa de azeite de dendê.
Antes de usar o azeite de dendê, colocá-lo em banho Maria e jogá-lo quente no vatapá. Refogar os camarões bem temperadinhos com alho, azeite e um pouquinho de colorau e os pimentões coloridos.
Acompanha arroz branco e salada de folhas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por