SÃO PAULO, SP - Na tarde desse sábado (15), foi registrado um novo caso de apagão no país. Desta vez, a queda de energia afetou quase a totalidade do estado de Alagoas e, de acordo com a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), um município de Sergipe.
A Eletrobras Distribuição Alagoas, responsável pela distribuição de energia no estado, afirmou em nota que "a interrupção do fornecimento de energia elétrica (...)foi motivada por um defeito no sistema de 500kV, associado à subestação da Chesf, localizada no município alagoano de Messias".
A distribuidora apontou que a queda ocorreu por volta das 15h53 e às 16h30 a distribuição de energia já havia sido restabelecida. Os efeitos da falta de energia foram sentidos na área da região metropolitana de Maceió e em outras regiões do estado.
Não há divulgação das causas do problema e na mesma nota a Eletrobras afirma que a Chesf ainda está apurando a origem do defeito.
Outros Casos
O evento da tarde de ontem soma-se a outros ocorridos neste mês, dentre os quais, um que atingiu o estado do Espírito Santo, na última terça-feira, e outro, de maior dimensão, ocorrido no dia 4. Na ocasião, 13 estados foram atingidos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país, além do Distrito Federal.
Em reação às dúvidas sobre a possibilidade de desabastecimento, o governo, por meio de nota do Ministério de Minas e Energia divulgada na última quinta-feira afirmou que o sistema "dispõe das condições de equilíbrio estrutural necessárias para o abastecimento". Segundo o ministério, não há possibilidades de apagão "a não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas, evento de baixíssima probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia no país em 2014".